10 curiosidades sobre Singapura

Do outro lado do mundo, Singapura é uma cidade-estado bem moderna e interessante! Chama atenção o fato de tudo ser muito bem organizado por lá e ter algumas leis que são até restritivas demais para os nossos padrões. O país é bastante multicultural com muitos descentes de chineses, malaios e indianos, além dos muitos estrangeiros que residem ali. Justamente por isso, toda a comunicação oficial é feita usando suas quatro línguas: inglês, chinês, malaio e tâmil (uma língua do sul da Índia). Além dessas particularidades do país, há uma série de curiosidades sobre Singapura que são bem interessantes para quem está com viagem marcada para lá conhecer.

LEIA TAMBÉM: Lugares que valem a foto em Singapura

Curiosidades sobre Singapura

Cidade do leão

O nome Singapura vem da junção de “sing” + “pur”. O nome malaio “sing” significa leão, “pur” significa cidade em sânscrito. Ou seja, é a cidade do leão. Justamente por isso, o Merlion é o símbolo da cidade. Ele é uma figura mitológica com a cabeça de leão e o corpo de um peixe. As estátuas do Merlion ficam na marina e formam um dos cartões-postais mais famosas do país. O nome é a mistura de “mer” (mar) com “lion” (leão), fazendo também referência ao passado de Singapura, que já foi uma vila de pescadores.

curiosidades sobre Singapura
Merlion. (Fonte: Mari and the City)

Verde pra todo lado

Singapura tem muitos arranha-céus e outros prédios bem arrojados típicos de qualquer metrópole, mas você também enxerga verde pra todo lado! Ela está entre as cidades mais verdes do planeta, quase metade do território é ocupado por reserva naturais e jardins. Bem no centro de Singapura, temos o mais famoso deles: o Gardens by the Bay. Com uma arquitetura impressionante, é um dos principais símbolos da cidade.

LEIA TAMBÉM: Uma viagem em fotos pelo Gardens by the Bay

gardens by the bay- foto em singapura
Gardens by the Bay. (Fonte: Mari and the City)

Maior roda gigante do mundo

Tem gente que pensa que a London Eye é a maior roda gigante do mundo. Na verdade, esse título é a da Singapore Flyer. Enquanto a de Londres tem 135 metros de altura, a de Singapura tem 165 metros. Dizem que é até possível avistar a roda gigante de algumas ilhas da Malásia e da Indonésia quando o tempo está limpo.

curiosidades sobre Singapura
Singapore Flyer. (Fonte: Mari and the City)

Maior piscina de borda infinita

A piscina de borda infinita do Marina Bay Sands é outro superlativo de Singapura. Com o título de maior do mundo, ela ocupa a cobertura do hotel em 3 prédios interligados em uma estrutura em formato de navio. Com 150 metros, ela é exclusiva para hóspedes do Marina Bay Sands.

curiosidades sobre Singapura
Piscina de borda infinita. (Fonte: Silas Khua @ Flickr)

Segurança e qualidade de vida

Com um policiamento bem forte, Singapura é o país mais seguro da Ásia e está entre os top 10 do mundo. O controle forte com câmeras espalhadas por todo o lado mantém os índices de criminalidade baixíssimos. As leis são muito rígidas e a pena de morte é aplicada para crimes graves (como assassinatos, tráfico de drogas e corrupção). Entre outras curiosidades sobre Singapura, está o fato de ser proibido comercializar chicletes e multas pesadas serem aplicadas para infrações leves. Além disso, a renda per capita é bastante alta e os habitantes têm um padrão de qualidade de vida excelente.

curiosidades sobre Singapura
Gramado com vista para a Singapore Flyer. (Fonte: Pixabay)

Transporte eficiente

O transporte público funciona perfeitamente e é bem interligado. O metrô é moderno, organizado e limpo. Na parte de aeroporto, Singapura dá outro show! Ele é considerado o melhor do mundo em muitas listas que circulam na mídia, além de ser o maior do sudeste a asiático em número de passageiros. Conta com muitas áreas de entretenimento e jardins. A cidade-estado também possui um dos maiores e melhores portos do mundo.

curiosidades sobre Singapura
Estação de metrô em Singapura. (Fonte: Wikimedia Commons)

Mão inglesa

Por influência da colonização britânica, Singapura usa mão inglesa. Como no Reino Unido e algumas outras das suas antigas colônias pelo mundo, carros, ônibus e motos dirigem sempre do lado esquerdo da pista.

curiosidades sobre Singapura
Scotts Road. (Fonte: Wikimedia Commons)

Diversidade religiosa

O fato de várias religiões conviverem em paz é outra das curiosidades sobre Singapura. Sendo um lugar extremamente multicultural, há também uma diversidade religiosa impressionante! É possível ver isso já pelas construções da cidade. Há muitos templos, mesquitas e igrejas pelas ruas. O budismo ainda é a religião da maioria, mas existem também muitos cristãos, muçulmanos e hindus.

curiosidades sobre Singapura
Mesquita na Arab Street. (Fonte: Mari and the City)

Cenário gastronômico poderoso

A vida gastronômica do país é extremamente vibrante e cosmopolita! Você encontra especialidades da culinária de vários países do mundo com uma qualidade excepcional. Além disso, conta com uma série de pratos locais com elementos típicos da culinária asiática.

curiosidades sobre Singapura
Culinária japonesa em Singapura. (Fonte: Mari and the City)

Orquídeas

A orquídea é a flor oficial de Singapura. Ela está muito presente em jardins e na decoração de ambientes em geral. Quem quiser aprender um pouco mais sobre plantas e ver várias espécies de orquídeas em um lugar só, não pode deixar de ir ao Singapore Botanic Gardens.

LEIA TAMBÉM: Conhecendo o Jardim Botânico de Singapura

curiosidades sobre Singapura
Singapore Botanic Gardens. (Fonte: Mari and the City)
Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *