Annecy, a Veneza dos Alpes

Annecy é uma cidadezinha francesa bem charmosa cercada por montanhas e lagos que acabou ficando conhecida como “a Veneza dos Alpes”. Fica bem perto da fronteira com a Suíça e é um bate-volta fácil para quem está em cidades maiores como Genebra ou Lyon. No inverno, Annecy é o point para quem vai esquiar no Mont Blanc, a maior e mais famosa montanha da Europa. Fora dessa época, continua recebendo turistas interessados em aproveitar suas paisagens cênicas e a gastronomia local. Apesar de ficar na França, a presença de montanhas e lagos lembra muito cidadezinhas do interior da Suíça.

LEIA TAMBÉM: Ideias de viagens pela França

Annecy
Annecy. (Fonte: Mari and the City)
Annecy
Annecy. (Fonte: Mari and the City)

A atmosfera não poderia mais tranquila. Entre janelas floridas e pequenas pontes sobre canais, temos uma série de bistrôs com mesinhas ao ar livre e sofisticados restaurantes. A água que corre pelos canais da cidade impressiona pela transparência quando olhamos para os cisnes nadando por elas. Isso por que ela vem do rio Thiou. um dos rios mais limpos e curtos da França, que é antes disso abastecido pelas águas do Lac d’Annecy!

Annecy
Annecy. (Fonte: Mari and the City)
Annecy
Cisne nadando pelos canais de Annecy. (Fonte: Mari and the City)

Annecy, a Veneza dos Alpes

Quando ir a Annecy?

Annecy tem um charme especial em qualquer estação do ano. Como eu disse, o lugar se transforma em point de parada para quem vai esquiar no Mont Blanc durante o inverno. Ela também tem o encanto especial das outras estações em diferentes épocas do ano. Em dias quentes de verão, por exemplo, a região próxima do lago vira uma espécie de prainha com gente tomando sol na grama e nadando por ali.

Como chegar em Annecy?

A principal cidade que possui aeroporto recebendo voos internacionais perto de Annecy é Genebra. Aliás, essa cidadezinha francesa é um passeio bate-volta bastante popular para quem está em Genebra. A viagem de uma até a outra de carro ou ônibus direto não costuma gastar mais do que 45 minutos. Se decidir ir de ônibus, é apenas importante verificar se ele é realmente direto ou a viagem pode ficar bastante longa com diversas paradas ao longo do caminho. Não há muita informação sobre horários desses ônibus na estação, então é melhor checar isso e já comprar as passagens online por meio de uma das companhias que oferecem esse serviço. Um pouquinho mais longe, também há opções de trem ou ônibus vindos de Lyon.

Annecy
Annecy. (Fonte: Mari and the City)

O que não deixar de ver em Annecy?

Vieille Ville

Junto com as paisagens que vemos ao redor do lago, andar pela Vieille Ville de Annecy é o grande atrativo do destino. O bairro é cheio de ruelas e prédios medievais com charmosos restaurantes. Resumindo, o lugar é a combinação perfeita entre arquitetura, história e gastronomia! É uma experiência incrível simplesmente andar explorando essa parte da cidade ou sentar em um dos restaurantes para aproveitar as paisagens e a gastronomia local.

Palais de l’Isle

Enquanto estiver andando pela Vieux Annecy, tem um lugar que costuma atrair muita atenção dos turistas para fotos em uma das suas pontes: o Palais de l’Isle. Ele é um dos maiores cartões-postais da cidade escondido entre as ruelas da parte antiga da cidade. A construção é um pequeno forte do século XII que foi construído sobre uma ilha natural no meio do Canal Thiou. Já pertenceu aos Condes de Genebra, funcionou como prisão durante a Idade Média e Segunda Guerra mundial e, hoje em dia, abriga um museu. Além de tirar muitas fotos do lado de fora, não deixar de entrar ali para conhecer um pouco de toda essa herança histórica!

Annecy
Palais de l’Isle. (Fonte: Mari and the City)

Lac d’Annecy

As paisagens que se formam ao redor do Lac d’Annecy são simplesmente surreais de tão lindas! Há montanhas cercando o local que formam um cenário incrível. Assim como a água dos canais que cortam a cidade, a água do lago impressiona pela transparência e limpeza. Os turistas e até moradores da região costumam aproveitá-lo para passeios de barco, pedalinhos e até esportes aquáticos.

Château d’Annecy

Para quem se interessa por História, o Château d’Annecy é outro lugar interessante para ser conhecido na cidade. Sua construção foi iniciada no século XVI, mas levou séculos para ficar pronta. Já foi residência dos Condes de Genebra e, hoje em dia, é um museu que guarda peças históricas da época. Além disso, o prédio abriga um observatório com uma vista lindíssima!

Château d'Annecy
Château d’Annecy. (Fonte: Wikimedia Commons)

Onde comer em Annecy?

A gastronomia é um dos pontos fortes de Annecy, especialmente no que se refere aos pratos regionais. Entre eles, fondue, raclette e tartiflette. Sentar em uma das mesinhas dos seus restaurantes para passar horas apreciando a paisagem e a atmosfera do lugar é uma das melhores coisas para se fazer em Annecy!

Le Fréti

O Le Fréti é um estabelecimento muito recomendado para quem deseja provar fondue feito com queijos da região. Fora isso, os raclettes também são outro forte da casa! Enfim, é o lugar ideal para provar pratos locais típicos que levam queijo.

L’Estaminet

O restaurante costuma estar cheio e aposta em delícias regionais para atrair o público. Apesar de também servir ótimos fondues e raclettes, o restaurante é bastante conhecido por um outro prato regional: o tartiflette. Trata-se de uma receita típica dessa área da França ideal para baixas temperaturas que é feito à base de batatas, bacon e queijo derretido.

Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *