Indo a uma apresentação em uma das óperas de Praga

Praga é uma cidade que respira cultura seja na literatura, na arte ou na música. Por mais que assistir a um concerto em uma das suas óperas não esteja no topo das suas prioridades no destino (como acontece em Viena), não é um programa que você deveria descartar logo de cara! As casas de espetáculo são lindíssimas, as apresentações são bem mais baratas do que em outras grandes capitais da Europa e a cidade tem uma conexão muito forte com a música. Grandes compositores nasceram ali e Mozart tinha uma relação especial com ela (onde aconteceu a estreia da sua ópera Don Giovanni). Como foi uma das poucas cidades da Europa a não sofrer grandes estragos durante a Segunda Guerra, os prédios das óperas de Praga permaneceram praticamente intactos. Infelizmente, foram fechados durante o  período comunista (porque esse tipo de apresentação era considerado elitista) e reabertos só no início dos anos 1990. Existem três casas de ópera principais na cidade: a Casa Municipal, o Teatro Nacional e a Ópera Estatal de Praga.

As óperas de Praga

Casa Municipal

A Casa Municipal (The States Theatre) é a mais antiga das óperas de Praga e é uma das poucas da Europa que está quase inteiramente preservada na sua forma original. Tem um auditório não muito grande, mas bonito! Fora isso, faz parte da história de um dos maiores gênios da música: Mozart. Na verdade, ele acabou se tornando mais popular em Praga do que em Viena (sua cidade natal). A première mundial da sua ópera Don Giovanni aconteceu nesse teatro em 1787.

óperas de Praga
Casa Municipal. (Fonte: Wikimedia Commons)

Teatro Nacional

O Teatro Nacional (National Theatre) já chama atenção do lado de fora com seu enorme teto dourado e é a maior casa de ópera de Praga. Ele se tornou símbolo da cultura nacional porque foi feito com dinheiro de doações com o objetivo de preservar a cultura tcheca quando os governantes de Viena se mostraram contrários à ideia de construí-lo em meados do século XIX. Tem uma variada programação de apresentações, mas é mais recomendado para ballets.

óperas de Praga
Teatro Nacional. (Fonte: SmartEdge Studio @ Flickr)

Ópera Estatal de Praga

A Ópera Estatal de Praga (The State Opera) é a mais linda das óperas de Praga! Seu auditório é todo em estilo rococó. Dá para assistir a óperas, espetáculos de balé e concertos. A maiorias das obras são bem conhecidas e é realizado um festival em homenagem a Verdi em agosto e setembro. No período de Natal, tem uma programação totalmente voltada aos concertos clássicos. Fica bem perto da Wenceslas Square (na parte nova da cidade).

óperas de Praga
Ópera Estatal de Praga. (Fonte: greynforty @ Flickr)

 O que você precisa saber antes de ir

A maioria das óperas têm legendas em inglês acima do palco, mas é bom verificar individualmente a apresentação que escolher! A venda dos ingressos pode abrir até dois meses antes da apresentação e é bom comprar com certa antecedência online, já que eles podem esgotar. É possível também fazer um tour pelos teatros se não estiver necessariamente interessado em assistir a uma apresentação, mas cada ópera oferece esse tipo de serviço de um jeito diferente (algumas só permitem grupos agendados por email ou funcionam em dias específicos da semana).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *