Arc de Triomphe

O Arco do Triunfo é um dos catões-postais mais famosos de Paris. Muita gente passa por ali todos os dias e admira o arco da Champs Elysées, mas não conhece a história do monumento. Ele foi construído entre 1806 e 1836 e o projeto inicial sofreu diversas modificações que refletiram mudanças políticas e disputas pelo poder na época, mas a obra manteve o conceito inicial de ser um conjunto poderoso e unificado.  Ele é uma homenagem àqueles que lutaram pela França durante as guerras napoleônicas. A tradição de construir arcos para celebrar vitórias veio do Império Romano e o Arco de Titus (em Roma) inspirou Napoleão a construir o arco para o seu grandioso exército no século XIX. Os nomes dos generais e das guerras que lutaram estão gravados no interior e no topo do arco. O Túmulo do Soldado Desconhecido da I Guerra Mundial (colocado lá em 1921) fica na base do arco onde queima a “chama eterna” (que é reacendida todos os dias às 18h30) e isso fez o Arco do Triunfo se tornar um local simbólico do patriotismo francês.

 

IMG_1913

 

O arco fica no centro da Place Charles de Gaulle (também conhecida como Place de l’Étoile pelos franceses). Muita gente não sabe, mas podemos subir ao topo do Arco do Triunfo. Ir ao topo do monumento vale muito à pena pela vista que temos da cidade lá do alto. Antes de subir, você precisa chegar até o arco e muita gente tenta cruzar a rotatória a pé, mas isso é bem perigoso e não é recomendável. Existe um túnel subterrâneo do lado da Avenue de la Grande Armée e você pode ter acesso a ele através da saída Wagram do metrô. Depois que compramos os tickets e temos acesso ao monumento, precisamos subir um primeiro lance de escadas de 284 degraus (ou pegar um elevador por algum motivo especial) e outro de 64 degraus antes de finalmente alcançar o topo do arco.

 

IMG_1444

Slide07

 

No interior do monumento, existe um pequeno museu que conta um pouco da sua história. Quando chegamos ao mirante que fica no topo do arco, somos recompensados com uma vista verdadeiramente deslumbrante da Champs- Elysées e das outras avenidas que cruzam a Place Charles de Gaulle (ou  Place de l’Étoile como os franceses costumam chamá-la). De lá, podemos avistar também a Torre Eiffel e outros pontos importantes da cidade, como a Sacré Coeur e a Torre Montparnasse. No local, existem binóculos para podermos ver melhor os detalhes de uma paisagem tão linda.

 

Slide08

Slide1

Slide09

 

O preço cheio para ter acesso ao topo do arco é €9,50 e a tarifa reduzida é €6,00. Ele fica aberto das 10h às 23h de abril a outubro e das 10h às 22h30 de outubro a março (último acesso 45 minutos antes de fechar).

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *