Onde ver arte em Barcelona totalmente ao ar livre

Um dos grandes atrativos de Barcelona é que a cidade tem muita arte em locais públicos, ou seja, há muitas obras que estão totalmente acessíveis a qualquer pessoa que esteja passando na rua. É algo que acaba deixando o cenário urbano bem mais bonito! E olha que não estou nem falando dos conhecidíssimos trabalhos de arquitetura e escultura de Gaudí! A arte em Barcelona enfeita as ruas e acaba se integrando à paisagem. Não é nem necessário ir até algum museu para poder ver obras de grandes gênios como Picasso, Botero, Miró e outros.

Onde ver arte em Barcelona ao ar livre

Parque Joan Miró

Um pouco atrás do Shopping Las Arenas que fica na Plaza España, fica o parque Joan Miró. Lá, está a obra Dona i ocell (Mulher e o pássaro). A escultura é coberta por mosaicos coloridos que lembram um pouco o trabalho de Gaudí.

miró- arte em Barcelona
Dona i Ocell, de Joan Miró. (Fonte: Wikimedia Commons)

El Raval

No bairro conhecido como El Raval, há duas obras de arte em espaços públicos que merecem atenção: uma de Keith Haring e outra de Botero. A primeira fica nos fundos do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) e é um painel em grafite que foi desenvolvido com a intenção de abordar o problema da expansão da Aids no mundo.

arte em Barcelona
Mural de Keith Haring. (Fonte: Wikimedia Commons)

Na Rambla do Raval, está a escultura do grande gato gordo de Fernando Botero. Costuma fazer sucesso e ser muito fotografada por turistas!

arte em Barcelona
El Gato Gordo, de Botero. (Fonte: Wikimedia Commons)

Ainda nas Ramblas, há uma outra obra de Miró. Ela se chama Pla del Oso (Plano do urso) e é um grande círculo colorido que representa um universo onírico, tema muito recorrente nas suas obras.

arte em Barcelona
Pla del Oso, de Joan Miró. (Fonte: Wikimedia Commons)

Bairro Gótico

Já no bairro Gótico, encontramos simplesmente uma obra de Picasso chamada “Os gigantes” na fachada de um prédio. O desenho representa a cultura da Catalunha. Na Plaza Nova, porém, o que mais chama atenção de quem passa é mesmo a Catedral de Barcelona.

arte em Barcelona
Obra Os Gigantes, de Picasso. (Fonte: Wikimedia Commons)

Seguindo da Via Laietana até a Port Vell, chegamos a uma obra de pop art do artista americano Roy Lichtenstein. Ela mostra o rosto de uma mulher com pinceladas coloridas e alguns mosaicos que lembram a obra de Gaudí.

arte em Barcelona
A Cara de Barcelona, por Roy Lichtenstein. (Fonte: Wikimedia Commons)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *