Onde ver arte moderna e contemporânea em Paris

Paris respira arte e cultura de todos os tipos e de todas as épocas. É verdade que a maioria dos seus museus mais famosos exibem uma arte mais clássica, mas a cidade também tem espaço para algo diferente! Hoje em dia, a arte moderna e contemporânea em Paris não está mais restrita a pequenas galerias. Há museus grandes e pequenos dedicados a expor esse tipo de acervo.

Onde ver arte moderna e contemporânea em Paris

Centre Pompidou

O Centre Pompidou já chama muita atenção do lado de fora por ser um prédio todo colorido com canos e dutos de ar expostos em um bairro onde predomina a arquitetura clássica de Paris. Simplesmente é o maior acervo de arte moderna e contemporânea da Europa! Para qualquer um que esteja indo a Paris pela primeira vez, visitar esse museu deve ser uma das prioridades! Além do seu acervo incrível, você tem vistas panorâmicas incríveis quando vai subindo suas escadas rolantes para os outros andares.

Georges Pompidou- arte moderna e contemporânea em Paris
Centre Georges Pompidou. (Fonte: Mari and the City)

Palais de Tokyo

O próprio prédio do Palais de Tokyo já é monumental. Foi construído em 1937 para a Exposição Internacional de Paris e fica na região próxima do Trocadéro e da Torre Eiffel. Enquanto a ala leste do palácio é ocupada pelo Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, a ala oeste abriga um dos maiores centros de criação e arte contemporânea da Europa no Palais de Tokyo.

Palais de Tokyo- arte moderna e contemporânea em Paris
Palais de Tokyo. (Fonte: Wikimedia Commons)

Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris

Como disse antes, o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris fica na ala leste do Palais de Tokyo. Ele é o espaço municipal da capital francesa dedicado a arte contemporânea. Tem um acervo permanente muito bom e também recebe exposições temporárias.

Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris- arte moderna e contemporânea em Paris
Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. (Fonte: Mark B. Schlemmer @Flickr)

Musée Picasso

O Musée Picasso fica dentro de um casarão no Marais e passou anos fechado para uma importante renovação. Hoje em dia, abriga um acervo muito numeroso e de qualidade com obras do artista. É único museu do mundo que permite que os visitantes façam uma verdadeira viagem pela jornada criativa de Picasso ao longo de suas pinturas, gravuras, desenhos e rascunhos.

Musée Pablo Picasso- museus de Paris
Musée Pablo Picasso. (Fonte: Mari and the City)

Espace Dalí Paris

O Espace Dalí fica bem no coração de Montmartre e é a única exposição permanente da França dedicada ao mestre do surrealismo. O espaço reúne mais de 300 obras originais de Dalí, principalmente esculturas e gravuras.

Espace Dalí- arte moderna e contemporânea em Paris
Espace Dalí. (Fonte: ActuaLitté @Flickr)

Fondation Louis Vuitton

O arrojado prédio da Fondation Louis Vuitton fica em Bois de Boulogne e ocasionalmente sedia desfiles ou eventos da Paris Fashion Week. Fora isso, tem coleções de arte excepcionais que são expostas de forma permanente ou temporária. A riqueza da arquitetura do lugar, porém, é realmente o mais impressionante. Foi usado vidro de uma forma revolucionária para criar formas que produzissem uma iluminação e circulação de ar únicas ao longo do prédio.

Fondation Louis Vuitton- arte moderna e contemporânea em Paris
Fondation Louis Vuitton. (Fonte: Jean-Pierre Dallera @Flickr )

Fondation Cartier pour l’Art Contemporain

Espaço um pouco mais modesto e menos conhecido por turistas, a Fondation Cartier é outro lugar dedicado a arte moderna e contemporânea em Paris. O prédio de vidro no Boulevard Raspail abriga exposições de arte contemporânea das mais variadas formas como, por exemplo, pintura, fotografia, vídeo, moda e até shows ao vivo.

Fondation Cartier- arte moderna e contemporânea em Paris
Fondation Cartier. (Fonte: Wikimedia Commons)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *