As mais lindas igrejas de Moscou

Cheia de galerias, teatros, museus e monumentos, não dá para negar que a atmosfera cultural e artística da capital da Rússia é uma das suas maiores qualidades. Uma outra coisa que chama muita atenção, porém, são as lindas igrejas de Moscou. Aliás, acho que já dá para entender bem do que estou falando só de pensar no quanto a St Basil’s Cathedral é um cartão-postal importante para a cidade. Mesmo que a variedade de estilos seja grande, o elemento mais característico das igrejas de Moscou (e outros prédios religiosos pela Rússia) continua sendo as suas famosas cúpulas douradas ou com mosaicos coloridos. Em geral, os edifícios ortodoxos também têm pinturas maravilhosos por dentro e outros artefatos religiosos que valem a pena serem vistos de perto. Pensando nisso, veja uma seleção de quais são realmente imperdíveis em Moscou!

 

As mais lindas igrejas de Moscou

Catedral de São Basílio

Essa igreja provavelmente é a primeira coisa que vem à nossa cabeça quando alguém fala em Moscou. Bem em frente à Praça Vermelha, ela fica na parte mais movimentada da cidade e marca o seu centro de crescimento. A Catedral de São Basílio foi construída sob as ordens de Ivan IV para comemorar a conquista de territórios. Depois de ver o resultado da obra, diz a lenda que o czar mandou tirar os olhos do arquiteto responsável por ela para que ele não pudesse fazer algo tão lindo assim novamente.

St. Basil's Cathedral- igrejas de Moscou
St. Basil’s Cathedral. (Fonte: Mari and the City)

Igrejas e catedrais do Kremlin

Dentro do Kremlin, há vários edifícios religiosos. Entre eles, algumas catedrais que datam dos séculos XV e XVI. A Catedral da Assunção é a mais antiga delas e já foi palco da coroação de muitos czares. Ela tem uma fachada lindíssima com cúpulas douradas. Fica na praça das catedrais, onde você também tem outras igrejas maravilhosas, como a Catedral da Anunciação, a Catedral do Arcanjo e o Palácio do Patriarca.

Praça das catedrais- igrejas de Moscou
Praça das catedrais no Kremlin. (Fonte: Wikimedia Commons)

Catedral de Cristo Salvador

Com enormes cúpulas douradas, a Catedral de Cristo Salvador é a maior igreja ortodoxa da Rússia. O prédio original teve sua construção idealizada pelo imperador Alexandre I em homenagem aos soldados mortos nas batalhas após a vitória do exército russo sobre as tropas napoleônicas. Ela foi completamente demolida pelos comunistas e, depois da queda da URSS, houve um movimento para reconstruí-la. A catedral foi reinaugurada em 2000, idêntica à obra original.

Cathedral of Christ The Savior- igrejas de Moscou
Catedral de Cristo Salvador. (Fonte: Mari and the City)

Convento Novodevichy

O Convento Novodevichy é o mais famoso mosteiro de Moscou. A catedral de Nossa Senhora de Smolensk tem afrescos maravilhosos e é cercada por uma série de capelas menores.

Novodevichy- igrejas de Moscou
Convento de Novodevichy. (Fonte: Mari and the City)

Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

Única representante católica da lista, a Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria tem uma arquitetura tipicamente neogótica. Dizem que sua fachada recebeu inspiração da Westminster Abbey e do Duomo de Milão. Ela é o maior prédio católico da Rússia.

Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria- igrejas de Moscou
Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. (Fonte: Wikimedia Commons)

 

Veja outras dicas e informações sobre Moscou aqui!

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *