Atividades culturais em Buenos Aires

Cidade queridinha dos brasileiros pela proximidade geográfica com o nosso país, Buenos Aires é um destino que tem muito a oferecer. Além da gastronomia renomada, o tango e a beleza da arquitetura em estilo europeu, a cidade também conta com uma boa programação para quem se interessa por cultura, História e artes. Aliás, existem muitas opções de passeios que podem ser indicados para quem viaja em busca atividades culturais em Buenos Aires. Os bairros da Recoleta e Palermo são os mais indicados da cidade para quem deseja se aventurar pelos museus e galerias da cidade. Entre os museus famosos dessa área, estão o Museu de Belas Artes, o MALBA e o Museu del Arte Decorativo. Há, porém, outros museus temáticos e diversos tipos de atividades artísticas que acontecem em outros locais da cidade.

Atividades culturais em Buenos Aires

Museu de Belas Artes, MALBA e Museu del Arte Decorativo

A Recoleta já é um bairro que tem ambientes bem sofisticados e faz jus à fama de “Paris da América do Sul” que a capital argentina ganhou ao longo do tempo. Bem perto dela, temos Palermo que também é uma região bem interessante de Buenos Aires. Alguns dos melhores museus da cidade se concentram nesses dois bairros: o Museu de Belas Artes, o MALBA e o Museu del Arte Decorativo. Como uma das melhores coisas de Buenos Aires é simplesmente andar pela Recoleta e por Palermo, você vai acabar passando pelos três quando for dar uma voltinha por ali. O Museu de Belas Artes é um dos principais museus da cidade e, além de arte da própria Argentina, conta com obras de artistas como Van Gogh, Rodin, El Greco e Degas. Perto dele, está o MALBA que é museu dedicado à arte latino-americana. É o museu mais famoso e moderno de Buenos Aires que conta com obras de Frida Kahlo e Diego Rivera. Além de sempre ter exposições temporárias interessantes, seu acervo fixo conta com o Abaporu (da Tarsila do Amaral) e o auto-retrato de Frida. O Museu del Arte Decorativo, por sua vez, fica em um edifício neoclássico que já foi residência da família Errázuriz-Alvear e tem uma vasta coleção de itens históricos de decoração.

Fonte: Wikimedia Commons.
Fonte: Wikimedia Commons.

Teatro Colón

Considerado um dos melhores teatros do mundo, o Teatro Colón tem um valor artístico inestimável para a cidade. Além da possibilidade de fazer uma visita guiada para conferir a arquitetura impressionante do lugar, ele oferece muitas opções de concertos, óperas, apresentações de balé e peças teatrais. Sendo um edifício tão maravilhoso e com performances tão incríveis, só posso dizer que é um item indispensável em um roteiro com foco em atividades culturais em Buenos Aires.

Fonte: Wikimedia Commons.
Fonte: Wikimedia Commons.

MAMBA

Como fica em San Telmo, o MAMBA (Museu de Arte Moderna de Buenos Aires) acaba recebendo menos atenção do que os badalados museus que ficam na Recoleta e em Palermo. Ele fica em um prédio em que funciona uma antiga fábrica e tem uma característica fachada de tijolos ingleses. Mais dedicado às vanguardas artísticas, ele possui um acervo que conta com artes plásticas, fotografia, design e audiovisual.

Fonte: Wikimedia Commons.
Fonte: Wikimedia Commons.

Museu Fortabat

Para quem se interessa por arte argentina, pode ainda visitar o museu María Amalia Lacroze de Fortabat. Ele fica em um edifício bem modernista no Puerto Madero. A fundadora, María Amalia Lacroze de Fortabat, já foi uma das maiores colecionadoras particulares de obras de artistas argentinos. O lugar conta com pinturas de várias épocas e países, além de esculturas e alguns objetos da Antiguidade.

Fonte: Wikimedia Commons.

Museu da Evita Péron

Sendo um dos maiores ícones argentinos, é sempre interessante conhecer um pouco mais sobre a História envolvendo a mais famosa primeira-dama que a Argentina já teve. O museu dedicado a Eva Péron fica em uma mansão que era um lar para crianças pobres na época em que Evita estava viva. A exposição permanente conta com fotos, vestidos e sapatos que já pertenceram a ela.

Fonte: Wikimedia Commons.

Show de tango

Sendo algo que praticamente todo turista já pensa em fazer antes da viagem, não dá para negar que um show de tango também é um item a ser incluído em um itinerário de atividades culturais em Buenos Aires. A dança que é um verdadeiro símbolo do país anima as noites da capital portenha. Assistir a uma performance de tango é uma ótima maneira de vivenciar um pouco mais a cultura argentina!

Confira mais dicas de Buenos Aires aqui!

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *