Berlim: o que ver e fazer na primeira vez?

Berlim é uma cidade vibrante e cosmopolita que parece estar sempre mudando e se renovando com o tempo. Enquanto Munique parece ser um lugar com uma população bem mais alemã, Berlim é cheia de estrangeiros. A quantidade de expatriados vivendo na capital da Alemanha é enorme. A cidade é muito inovadora e atrai muita gente jovem pelo fato de ter se tornado um importante hub para start-ups e negócios baseados em crowdsourcing em geral pela sua cultura de trabalho coletivo. No fim, acho que é uma das melhores capitais da Europa para pessoas na faixa dos 20 e poucos anos viverem. Qualquer viagem para Berlim também promete ser emocionante pela sua quantidade de atrações e eventos. Então, aqui vai uma pequena listinha do que você não pode deixar de ver e fazer em Berlim.

Visitar o Portão de Brandenburgo

Começando pelo programa mais turístico do universo, acho que é impossível não querer conhecer o Portão de Brandemburgo se for a sua primeira vez na cidade. Afinal, ele é um verdadeiro ícone do lugar!

Berlim- Mari and the City
Image: Shutterstock.

Ver a Catedral de Berlim

Ainda muito turístico, conhecer de perto a Catedral de Berlim também é um item que precisa estar no seu itinerário. É uma igreja do século XIX que fica na Museum Island e coloca em perspectiva os diferentes estilos arquitetônicos que a cidade apresenta.

 

Caminhar pelo que sobrou do Muro de Berlim

Embora quase todo o Muro de Berlim tenha sido demolido, algumas partes dele foram restauradas como uma lembrança do passado. Para quem gosta de História, é uma atração imperdível onde você pode explorar e aprender muito.

Berlim- Mari and the City
Image: Shutterstock.

Ver a East Side Gallery

A East Side Gallery é uma parte do Muro de Berlim que tem uma série desenhos em grafite e foi usada como uma forma de expressão para comemorar a liberdade de Berlim. É bem interessante conhecer a galeria quando for ao muro!

 

Visitar o Memorial do Holocausto

É claro que o Holocausto na Segunda Guerra Mundial foi um triste episódio na História da humanidade, mas podemos aprender muito sobre o que aconteceu explorando Berlim. O famoso Memorial aos Judeus Mortos da Europa (ou Memorial do Holocausto) foi projetado pelo arquiteto Daniel Libeskind e tem uma série de blocos de concreto. Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, vá ao Museu do Holocausto.

Berlim- Mari and the City
Via Wikicommons.

Aproveitar a vista da cidade no Reichstag

Reichstag é o prédio que abriga o governo alemão. No local, você consegue ter uma das melhores vistas de Berlim. Vale lembrar que a entrada é gratuita, mas você precisa se registrar com antecedência para garantir o lugar.

 

Passar pela Potsdamer Platz

Esse é um local para compras, restaurantes ou mesmo um cinema. Cheia de prédios modernos e arrojados, a Potsdamer Platz é o lugar onde se concentra o agito da cidade!

 

Visitar a Museum Island

Se você gosta de museus, Berlim vai parecer um pequeno paraíso para você. Localizada no Mitte (área central), a Museum Island tem muita coisa para se fazer e você pode gastar bastante tempo visitando museus sobre os mais variados tipos de assunto.

Berlim- Mari and the City
Via Wikicommons.

Passar um tempo ao ar livre no Tiergarten

Passar muito tempo ao ar livre no inverno em Berim é bem difícil por conta do frio, mas é bem melhor quando as temperaturas sobem um pouquinho. Para isso, vá ao Tiergarten. Ele é um parque em que você pode ver alguns monumentos arquitetônicos.

 

Ver o Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie era um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental na época da Guerra Fria. O interessante desse lugar é que ele se mantém bem parecido com o que era no passado.

 

Explorar Kreuzberg

Na minha opinião, uma das coisas mais interessantes para se fazer em viagens é simplesmente sair andando e explorando as áreas mais legais da cidade. Se você também gosta disso assim como eu, sugiro ir andar pelo bairro de Kreuzberg.

 

Visitar o mercado de Natal na Gendarmenmarkt

Se você estiver na cidade um pouco antes do período festivo (novembro e dezembro), precisa conhecer um dos seus mercados de Natal! Eles estão espalhados por toda Europa atualmente, mas tiveram origem na Alemanha. Então, não perca a oportunidade de conhecer os mais autênticos quando estiver viajando pelo país. Em Berlim, um dos melhores fica na Gendarmenmarkt, uma praça cujos prédios foram total ou parcialmente destruídos na época da Segunda Guerra.

Berlim- Mari and the City
Via Wikicommons.
Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *