Castelos reais que inspiraram a Disney

A Europa é cheia de cenários que parecem ter saído das histórias de contos de fadas que ouvimos quando somos crianças. Como o que não falta por lá são castelos, nada mais natural do que a Disney ter usado alguns deles como inspiração para seus desenhos. Quem já passou por eles em viagem pelo velho continente pode ter tido a sensação de que alguns deles lembram muito alguns cenários de filmes da nossa infância. Confira alguns castelos da vida real que inspiraram a Disney.

Castelo de Neuschwanstein

É difícil achar um lugar que tenha uma aura tão de contos de fadas quanto Neuschwanstein. Ele tem uma arquitetura realmente fantástica e parece pairar na paisagem no meio da floresta sobre a montanha. Justamente por isso, ele é uma das atrações turísticas mais populares da Alemanha. Serviu como inspiração para o castelo que aparece no filme da Bela Adormecida.

Castelo do filme A Bela Adormecida. (Fonte: Disney Wikia)
Castelo de Neuschwanstein. (Fonte: Wikimedia Commons)
Castelo de Neuschwanstein. (Fonte: Wikimedia Commons)

Château de Chillon

O Château de Chillon é uma atração muito importante da Suíça. Ele fica às margens do lago Genebra perto da cidade de Montreux e é a cara do castelo do Eric no filme da Pequena Sereia. Desde a sua origem, ele já foi uma fortaleza, um arsenal, uma prisão e uma residência de condes. Se estiver em Genebra e fizer um passeio de um dia até a linda cidadezinha de Montreux, é imperdível conhecê-lo!

Castelo do filme A Pequena Sereia. (Fonte: Wikimedia Commons)
Castelo do filme A Pequena Sereia. (Fonte: Disney Wikia)
Schloss Chillen. (Fonte: Wikimedia Commons)
Schloss Chillon. (Fonte: Wikimedia Commons)

Mont Saint-Michel

A torre alta de onde Rapunzel jogava seus cabelos na animação Enrolados foi inspirada na atração mais popular na Normandia: o Mont Saint-Michel. Assim como na versão da vida real, a torre da Rapunzel parece isolada e é cercada pela água por quase todos os lados.

Cena do filme Rapunzel. (Fonte: Disney Wikia)
Castelo da Rapunzel. (Fonte: Disney Wikia)
Mont Saint Michel. (Fonte: Wikimedia Commons)
Mont Saint-Michel. (Fonte: Wikimedia Commons)

Castelo de Alcázar

Segóvia é uma cidade medieval espanhola na região de Castela e Leão. O Alcazar é um castelo fortificado em pedra construído sobre um penhasco. Já foi uma fortaleza no passado e, hoje em dia, está aberto para visita e abriga um museu. Ele serviu como modelo para o castelo do filme da Branca de Neve e os Sete Anões.

Castelo da Branca de Neve. (Fonte: Disney Wikia)
Castelo da Branca de Neve. (Fonte: Disney Wikia)
Castelo de Alcazar. (Fonte: Wikimedia Commons)
Castelo de Alcazar. (Fonte: Wikimedia Commons)

Fortaleza de Akershus

A Fortaleza de Akershus serviu como modelo para o castelo em que a Ana e a Elsa viviam no começo do filme Frozen. Essa construção em Oslo tem mais de 500 anos e é uma das atrações mais importantes da capital norueguesa.

Castelo do filme Frozen. (Fonte: Disney Wikia)
Castelo do filme Frozen. (Fonte: Disney Wikia)
Castelo de Akershus. (Fonte: Wikimedia Commons)
Castelo de Akershus. (Fonte: Wikimedia Commons)
Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *