Cidade dos duendes? Conheça um dos cantinhos mais lindos da Polônia!

Varsóvia e Cracóvia podem ser as cidades mais conhecidas da Polônia, mas existe um outro lugar que definitivamente não deveria ficar de fora do radar dos viajantes que passam pelo país. Estou falando da encantadora Wroclaw que é conhecida como a cidade dos duendes. Ela tem um conjunto diferenciado de cores e uma arquitetura fascinante. Vamos entender um pouco mais sobre os encantos que envolvem esse cantinho da Polônia!

Via Wikicommons.
Via Wikicommons.
Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.
Via Wikicommons.

Sendo a cidade dos duendes, você pode esperar encontrar pequenas estatuetas dessas criaturinhas espalhadas pra todo lado. Na verdade, existem mais de 300 delas espalhadas por diferentes pontos de Wroclaw. Aliás, existe uma história interessante por trás da presença de duendes no local. Quando a cidade era controlada pela União Soviética, eles eram usados como forma de protesto por um movimento conhecido como Laranja Alternativa sempre que a polícia apagava das paredes qualquer peça de arte ou slogan anticomunista. Desde então, os duendes se tornaram um símbolo de liberdade de expressão local. De qualquer forma, não tenham dúvida de que os duendes que foram espalhados por Wroclaw deram um ar um pouco mágico a ela!

Via Wikicommons.
Via Wikicommons.
Via Wikicommons.

A arquitetura da cidade é linda e colorida. Um dos highlights é a Old Town Square (Rynek). Esse lugar é o coração da cidade onde tudo acontece e é a segunda maior praça de mercado da Polônia depois da de Cracóvia. Muito do que se vê foi reconstruído depois da Segunda Guerra, mas o chame medieval continuou sendo mantido por ali!

Via Wikicommons.

A Old Town é cheia de ruas de paralelepípedos e cúpulas de igrejas, além de ser o endereço da maioria dos monumentos históricos de Wroclaw. É também o melhor lugar para se hospedar na cidade em que você vai poder ver quase todas as atrações apenas caminhando!

Via Wikicommons.
Via Wikicommons.
Via Wikicommons.

Wroclaw é uma cidade cheia de ilhas e pontes. A curta distância da Old Town, temos a Ilha da Catedral (Ostrow Tumski). Ela abriga um dos edifícios mais icônicos da cidade: a Catedral de São João Batista.

Via Wikicommons.
Cathedral 5- Wroclaw, Poland
Image: Mari and the City.

Somado a tudo isso, não podemos esquecer que a cidade é um importante centro cultural e acadêmico da Polônia. Wroclaw tem uma universidade com mais de 300 anos e atrai muitos estudantes da área por conta do seu ótimo padrão acadêmico. Justamente por conta disso, uma considerável parcela da população é formada por gente mais nova. Assim, Wroclaw também é reconhecida por seu espírito jovem e criativo.

Via Wikicommons.

Entenda um pouco mais da História de Wroclaw aqui.

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *