Cidades históricas de Minas Gerais

Visitar algumas das cidades históricas de Minas Gerais dá a sensação de que voltamos no tempo quando olhamos as construções ao nosso redor! Elas lembram o período do ciclo da mineração na época do Brasil colonial e, justamente por isso, já são uma verdadeira aula de História para qualquer um. São muitos museus, igrejas e esculturas para serem admirados! Além disso, fazer uma viagem às cidades históricas de Minas Gerais leva o visitante a também conhecer particularidades da cozinha mineira e dá a chance de percorrer trilhas por paisagens cercadas por montanhas e serras para quem gosta de praticar atividades físicas em contato com a natureza.

Cidades históricas de Minas Gerais

Ouro Preto

Ouro Preto é a mais famosa das cidades históricas de Minas Gerais. Com ruas de pedras e arquitetura preservada pra todo lado, tem museus e igrejas que impressionam pelos detalhes e interiores banhados a ouro. Afinal, estamos falando do maior conjunto arquitetônico barroco do país! Ouro Preto exige certo preparo físico para ser percorrida a pé porque tem muitas ladeiras e, entre um museu e uma igreja, vemos bares cheios de universitários.

Reserve pousadas ou hotéis em Ouro Preto clicando aqui.

cidades históricas de Minas Gerais
Ouro Preto. (Fonte: Mari and the City)

Mariana

Mariana fica grudada em Ouro Preto e não é muito difícil de ser explorada. A principal atração são suas igrejas barrocas. Fora isso, tem uma antiga mina de ouro desativada que pode ser visitada por turistas.

cidades históricas de Minas Gerais
Mariana. (Fonte: Mari and the City)

Tiradentes

Tiradentes parece ter parado no tempo pela forma como tudo ainda está tão bem preservado! Mesmo assim, tem bons restaurantes e um calendário com muitos eventos culturais. Para quem quer apenas curtir alguns dias de tranquilidade no cenário de uma cidade histórica, é o destino mais indicado!

Reserve pousadas ou hotéis em Tiradentes clicando aqui.

cidades históricas de Minas Gerais
Rua de Tiradentes. (Fonte: Pixabay)

São João Del Rei

Próxima de Tiradentes, é até possível fazer a viagem de maria fumaça entre as duas cidades. São João Del Rei cresceu bastante, mas ainda preserva belas construções no seu Centro Histórico e produz artesanatos.

cidades históricas de Minas Gerais
Igreja de São Francisco de Assis em São João del Rei. (Fonte: Wikimedia Commons)

Congonhas

A grande atração de Congonhas é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. A Basílica, as capelas dos Passos e do Santíssimo e a Sala dos Milagres também são muito bonitas para se ver por ali, mas todas as atenções do lugar se voltam mesmo é para os 12 Profetas esculpidos em pedra sabão por Aleijadinho.

cidades históricas de Minas Gerais
12 Profetas em Congonhas. (Fonte: Pixabay)

Sabará

Sabará fica a apenas 24 km de Belo Horizonte, porém já é possível ter contato com obras de Aleijadinho nas igrejas Matriz Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo. Além disso, guarda certa riqueza arquitetônica preservada em seus casarões, chafarizes e igrejas.

cidades históricas de Minas Gerais
Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Sabará. (Fonte: Wikimedia Commons)

Brumadinho

Embora não seja tão comentada entre as cidades históricas de Minas Gerais, Brumadinho também tem um Centro Histórico interessante. O destaque absoluto da cidade que atrai todos os turistas para lá, porém, é o Inhotim. Simplesmente o maior museu a céu aberto com arte contemporânea da América Latina e um passeio incrível para se fazer a partir de Belo Horizonte!

Confira o guia completo para visitar Inhotim clicando aqui!

cidades históricas de Minas Gerais
Inhotim. (Fonte: Mari and the City)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *