Belo Horizonte: o Circuito Cultural Praça da Liberdade

Quem mora em Belo Horizonte ou já esteve na cidade algumas vezes de passagem sabe que a Praça da liberdade é um dos seus principais pontos de referência. Começaram a construir a praça ainda na época da fundação da nova capital e o principal objetivo da criação desse lugar seria abrigar a sede do poder mineiro nos prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado. As construções de diferentes estilos arquitetônicos em volta da praça são muito bonitas tanto por dentro quanto por fora e tombadas pelo Patrimônio Histórico. Hoje em dia, elas não abrigam mais prédios públicos (depois que a sede do Governo de Minas Gerais foi transferida para a Cidade Administrativa) e se tornaram um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Os espaços que eram ocupados por instituições governamentais passaram a abrigar museus e centros culturais. O projeto foi desenvolvido pelo Governo de Minas em parceria com empresas da iniciativa privada. Atualmente, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já é considerado o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. Simplesmente imperdível conhecê-lo se tiver um tempo livre em Belo Horizonte! Ao todo, há 12 espaços para visitação. Merecem destaque especial o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Palácio da Liberdade. Eles ficam bem pertinho um do outro e dão de frente para a praça.

LEIA TAMBÉM: Inhotim: um minguia para uma das maiores atrações do Brasil

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade. (Fonte: Mari and the City)

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Memorial Minas Gerais

O Memorial Minas Gerais mostra ao público um pouco da história de Minas Gerais e como foi o processo de formação da identidade do seu povo por meio da literatura, da cultura, da política e da arqueologia em solo mineiro. Foram criados ambientes interativos que misturam o real e o virtual para reconstruir o universo dos escritores mineiros, das fazendas, do barroco, das festas populares e do artesanato. Destaque especial para uma sala que apresenta os principais personagens da Inconfidência em um diálogo lúdico e muito divertido. Simplesmente não conseguimos desviar a atenção deles enquanto detalhes da Inconfidência vão sendo contados! Apesar de eu também ter ficado fascinada com o Museu da Minas e do Metal, acho que o Memorial Minas Gerais Vale ainda é o museu mais interessante para o público em geral e deve ser uma prioridade para quem está percorrendo o Circuito Cultural Praça da Liberdade!

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Memorial Minas Gerais Vale. (Fonte: Mari and the City)

Além dos espaços que mencionei acima, fazem parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade: o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, a Biblioteca Pública Luiz de Bessa, o Centro de Arte Popular CEMIG, o Cefart Liberdade e a Casa da Economia Criativa SENAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *