Como aproveitar o Rio Sena

O rio Sena se destaca no cenário parisiense dividindo a cidade em rive gauche (lado esquerdo) e rive droite (lado direito). Além de ser um ponto de referência para quase tudo na cidade-luz, ele sozinho já é uma atração pra lá de especial! Caminhando pelas suas margens, você pode ter certeza que vai ter um espetáculo visual que dificilmente será superado por outros lugares do mundo. É tudo absolutamente lindo, especialmente se presenciar o incrível show de luzes e cores ao nascer ou ao pôr do sol. Sendo a França um cenário tão propício ao desenvolvimento das mais variadas atividades culturais há séculos, você vai entender como essas paisagens inspiraram tantos escritores, pintores, cantores e outros artistas. Seguindo pelas margens do rio a pé, de bicicleta, de carro ou de barco, você verá os principais monumentos e pontos turísticos de Paris. Começando um trajeto próximo da torre Eiffel, podemos acompanhar o rio para ver Les Invalides, o Grand Palais, a ponte Alexandre III, a Place de la Concorde, o Musée d’Orsay, o Louvre, a Conciergerie, Notre Dame e a Île Saint-Louis. É fato que os parisienses sabem muito bem aproveitar seu famoso rio! Para muitos deles, o início do fim de semana é marcado por um momento relaxante na beirada do Sena depois que saem do trabalho na sexta. O point preferido para esse típico happy-hour parisiense é a região mais próxima da Île de la Cité e da Île Saint-Louis.

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

Há diversas outras maneiras de aproveitar o Sena em seus dias em Paris! Veja abaixo algumas ideias sobre como fazer isso!

Caminhadas pelas margens

Os parisienses adoram fazer longas caminhadas pelas margens do Sena. Depois de andar tanto, param em algum lugar para fazer piquenique, beber alguma coisa e jogar conversa fora com amigos. Como eu disse antes, o fim do dia é o horário perfeito para isso e o entorno da Île Saint-Louis é a área preferida.

Parar para apreciar a ponte Alexandre III

Com fama de ser a ponte mais bonita de Paris, a Alexandre III atrai muita gente que quer simplesmente apreciar essa obra arquitetônica ou tirar muitas fotos! A localização privilegiada perto do Grand Palais e dos Invalides ajuda a aumentar o fluxo de pessoas que passa por ali. Aos fins de semana, muita gente senta em um dos banquinhos nas margens do rio para aproveitar a vista e passar o tempo.

Esportes

Para os mais esportistas, o Sena também é aproveitado para uma série de atividades físicas. De manhã ou no fim do dia, você vai ver várias pessoas praticando jogging ou andando de bicicleta sozinhas ou em grupos pelas suas margens.

Prainha de Paris

Pode parecer estranho, mas há uma espécie de prainha em uma certa altura do Sena. Se estiver em Paris no verão, pode passar por lá para dar uma olhada na Paris-plage. Ela pode parecer bem artificial, mas serve para matar nossa curiosidade de ver a “praia” de Paris. No fim, muita gente aproveita a mistura de calor, areia e palmeiras na beirada do rio em dias de verão!

Cruzeiro em um dos Bateaux Parisiens

Acho que o melhor ficou para o final. Para quem está em Paris pela primeira vez, o passeio de barco é essencial! Uma ótima oportunidade para ver de perto muitos monumentos, pontos turísticos e pontes lindas! Se quiser ter uma experiência ainda mais legal, há opções de jantares nos Bateaux Parisiens. Sendo à noite, você termina quase sempre passando pela torre Eiffel iluminada e piscando muito em uma das experiências mais incríveis de Paris.

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *