Como se programar para ir à ópera em Viena

Viena é considerada a capital mundial da música clássica. Artistas como Schubert, Strauss, Mozart e Beethoven fizeram a  fama da cidade nesse quesito. Ir à ópera em Viena é uma das experiências mais autênticas para se ter no destino. Gostando ou não de música clássica, conhecer o lindo edifício da Ópera de Viena durante sua viagem é fundamental! Ao contrário do que muita gente pensa, assistir a uma apresentação de ópera no local não é extremamente caro. Basta comprar os ingressos com antecedência para conseguir um bom lugar sentado na plateia a um preço mais em conta, o ideal é verificar os preços com mais ou menos dois meses antes da data do espetáculo. Para quem não gosta da ópera propriamente dita, não faltam várias outras opções de concertos, ballets, musicais e teatro.

ópera em Viena
Prédio da Ópera de Viena. (Fonte: Wikimedia Commons)

Como se programar para ir à ópera em Viena

De setembro a junho

A programação realmente tradicional de óperas em Viena vai de setembro ao começo de junho. Em julho e agosto, elas fecham para férias de verão. Além da Ópera de Viena (Staatsoper), também ocorrem performances interessantes na Volksoper e Theater an der Wien, e nas salas de concerto Konzerthaus e o Musikverein. O melhor jeito de adquirir os ingressos é comprar pelo site e imprimir para mostrá-los na porta no dia do espetáculo. Para quem não comprou os ingressos com antecedência, é possível comprar os mais caros na bilheteria ou pagar um valor pequeno (em torno de € 3 ou € 4) pelo direito de assistir à apresentação de pé. O único problema é que os espetáculos costumam ser longos para passar tanto tempo assim em pé. O dress code é mais formal para esse tipo de espetáculo (sem grandes exageros); na sala em que as pessoas ficam de pé, porém, o jeans ainda é tolerado.

ópera em Viena
Interior da Ópera de Viena. (Fonte: Wikimedia Commons)

Do fim de junho a agosto

As apresentações que ocorrem durante as férias de verão (do fim de junho a agosto) não são consideradas parte da programação nobre de óperas em Viena. Elas não acontecem em endereços tão icônicos para a música erudita quanto os que citei anteriormente (Staatsoper, Volksoper e Theater an der Wien, por exemplo). Normalmente, as apresentações são realizadas em algum palácio e são mais voltadas para turistas. Também costumam ser mais curtas do que uma ópera tradicional e o dress code é um pouco mais despojado. Mesmo assim, alguns deles são alternativas bem interessantes para quem está querendo ter a experiência de assistir a uma ópera em Viena.

ópera em Viena
Concerto no Hofburg Palace. (Fonte: Wikimedia Commons)

Confira outras informações e dicas de Viena clicando aqui!

Tags from the story

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *