Curiosidades sobre a Páscoa em diferentes países

Mesmo sendo uma tradição judaico-cristã, a Páscoa já pode praticamente ser considerada uma comemoração globalizada que pode ser celebrada de maneiras diferentes ao redor do mundo dependendo da cultura do país. Os ovos, o coelho e o chocolate são elementos presentes em vários lugares. Ainda assim, vários países têm suas peculiaridades. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a Páscoa em quatro países diferentes!

 

Suécia

Na Suécia e em outros países escandinavos, a Páscoa se parece muito com um Halloween. As crianças saem para as ruas fantasiadas de bruxos na Quinta-Feira Santa ou na véspera da Páscoa para deixar cartões decorados nas portas dos vizinhos pedindo doces.

Via Wikicommons.
Via Wikicommons.

 

Alemanha

Na Alemanha e em outros países da Europa, há o costume de pintar ovos cozidos de galinha e esconder junto com coelhinhos e ovos de chocolate para as crianças procurarem no domingo de Páscoa. Em seguida, existe uma brincadeira de bater os ovos coloridos um contra o outro para ver qual quebra primeiro. A pessoa que tiver o ovo quebrado perde. O mais legal é ver as cores e as pinturas feitas para decorar os ovos de galinha cozidos.

Image: Shutterstock.
Image: Shutterstock.

 

Polônia

Na Polônia e outros países do Leste Europeu, muita gente costuma levar uma cesta com ovos cozidos e outros alimentos na igreja para serem abençoados na missa de domingo. Na data, também há um café da manhã simbólico. Assim como em outros lugares, há a troca dos ovos de galinha decorados.

Via Wikicommons.
Via Wikicommons.

 

Rússia

O czar Alexandre III presenteou a czarina Maria Feodorovna com um ovo de ouro enfeitado com pedras preciosas em 1885. A partir de então, ele começou a encomendar um ovo desse tipo por ano. Nicolau II, seu filho, manteve a tradição russa dos ovos Fabergé. Hoje em dia, eles são considerados verdadeiras obras de arte que atingem valores altíssimos e são disputados por colecionadores.

Via Wikicommons.
Via Wikicommons.
Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *