15 razões para amar Estocolmo

Moderna e com um passado bem preservado, Estocolmo é uma cidade linda que encanta seus visitantes por meio das suas paisagens de tirar o fôlego! Com uma História interessantíssima preservada ao longo dos prédios de sua capital, a Suécia é  um destino que garante uma viagem incrível. Ao mesmo tempo, a principal cidade do país vem se transformando em um pólo para empresas de tecnologia e exporta bom gosto para o resto mundo por meio do seu street style e design minimalista de decoração. Veja abaixo 15 razões para amar Estocolmo!

 

1. Cenários incríveis ao longo de 14 ilhas

Quem gosta de viajar para apreciar cenários lindos, vai gostar muito de Estocolmo! Conhecida como a Veneza do norte, a cidade é cheia de pontes e canais maravilhosos. Andar pelas margens de cada ilha e atravessar suas diversas pontes em um dia de caminhada, já é a oportunidade perfeita para aproveitar tudo isso! Um passeio de barco para ver tudo com mais detalhes pode ser mais incrível ainda!

 

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

 

2. Arquitetura

Em Estocolmo, temos o antigo e o moderno convivendo lado a lado. Gamla Stan, o Centro Histórico da cidade, é muito bem preservado e tem uma série de casinhas coloridas que datam da época dos vikings. Ao mesmo tempo, temos prédios contemporâneos de traços arrojados em outras ilhas da capital sueca.

 

3. Design escandinavo

O minimalismo toma conta da cabeça das pessoas na Escandinávia. Seu design é admirado no mundo todo por sua funcionalidade e praticidade ao mesmo tempo em que se mantém clássico e elegante. Ele acaba sendo aplicado aos mais diferentes segmentos da indústria: moda, decoração, arquitetura, engenharia, etc. No caso específico da Suécia, temos o caso de marcas como H&M e IKEA que se popularizaram, conquistaram o mundo e passaram a ser exportadas para os quatro cantos do planeta!

 

4. Street style

Estocolmo também é referência no que se refere a street style. A capital sueca esbanja bom gosto em looks do dia-a-dia que viram assunto pela internet! Não é à toa que perfis famosos do mundo da moda como Carolines Mode (do Stockholm Street Style) iniciaram sua trajetória por aqui.

 

5. Cultura de startups

Muita gente diz que Estocolmo já é o segundo terreno mais fértil de startups no mundo depois do Vale do Silício. Ah, não vamos esquecer que nossos queridos Skype e Spotify de todo dia deram seus primeiros suspiros por aqui, além do viciante Candy Crush.

 

6. Prêmio Nobel

Uma das premiações que mais fascina o mundo acontece por aqui e marca presença em diversos pontos da cidade. O City Hall é um dos prédios mais icônicos da cidade com interiores que impressionam seus visitantes. Mais interessante ainda, porém, é entrar na Sala Azul onde ocorre o banquete no Prêmio Nobel, a Sala Dourada onde acontece a festa de gala e ficar por dentro do protocolo que envolve esse evento. Em Gamla Stan, temos ainda o Museu do Prêmio do Nobel. Na ilha de Norrmalm, há também o Stockholm Concert Hall que é o edifício conhecido por abrigar a Cerimônia Oficial da premiação.

 

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

 

7. Gamla Stan

Gamla Stan quer dizer exatamente Cidade Antiga em sueco. Como disse acima, algumas das casinhas nessa área da cidade datam da época dos vikings, e esse foi o lugar onde a cidade iniciou sua História no século XIII. O Centro Antigo de Estocolmo é conhecido por ser um dos maiores e mais bem preservados da Europa. Há atrações importantes nessa ilha como o Royal Palace e a Stockholm Cathedral.

 

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

 

8. História riquíssima

A capital sueca não ostenta tantos museus à toa! O país tem uma História riquíssima e muito interessante ligada ao seu passado viking. Antes da Era Viking, a Suécia já foi ameaçada de invasão pelo Império Romano. Ao longo dos séculos, teve uma série de atritos com outros países escandinavos, especialmente com a sua inimiga histórica: a Dinamarca. Vários episódios importantes da trajetória do país podem ser acompanhados pelos prédios e museus de Estocolmo!

 

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

 

9. Palácios e castelos

Como uma tradicional monarquia europeia, a Suécia é cheia de castelos e palácios. Em Gamla Stan, podemos entrar no Royal Palace que é a residência oficial do monarca sueco. Embora a Família Real não viva ali, ele é usado para propósitos de Estado. Nos arredores de Estocolmo, temos o lindo Palácio de Drottningholm que foi inspirado em Versalhes e é onde efetivamente mora o Rei Carl Gustaf e a Rainha Silvia.

 

10. ABBA

O grupo pop sueco de maior sucesso no mundo também é responsável por atrair visitantes interessados em conhecer um pouco mais da sua trajetória. Suas músicas ainda estão na cabeça de quase todo mundo por conta do sucesso do filme e do musical Mamma Mia. Atração relativamente nova em Estocolmo, o Museu do ABBA promete boas risadas para quem se arriscar a subir no palco para cantar ao lado dos hologramas dos integrantes do grupo!

 

2. Museu do ABBA- Stockholm
Image: Mari and the City

 

11. Djurgården

Djurgården é o nome de uma ilha e de um parque que fica localizado nela. Aliás, esse é um dos parque favoritos entre os locais nos meses de verão! Além disso, algumas das atrações mais importantes da cidade ficam ali. Entre elas, o Museu Vasa que conta com um navio muito bem preservado que passou mais 300 anos embaixo da água e o Skansen que é um museu a céu aberto e zoológico em que podemos explorar diversos prédios para entender melhor como era o modo de vida sueco no passado. O Museu do ABBA mencionado anteriormente também fica em Djurgården.

 

12. Elegância de Östermalm

Östermalm é uma ilha da capital sueca que ostenta elegância com suas lojas exclusivas, restaurantes elegantes, galerias de arte, belos cafés e uma concentração enorme de lugares legais para sair à noite! Os foodies que apreciam produtos gourmet vão gostar de dar uma olhada nos produtos e nas especialidade nórdicas do Östermalm Food Hall.

 

13. Arte no metrô

As estações de metrô em Estocolmo são lindas! Muitas são coloridas e cheias de arte. Algumas delas realmente impressionam pela pintura de suas paredes e teto. O sistema de metrô da cidade é considerado a mais longa exposição de arte  do mundo com 110 km de extensão!

 

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

 

14. Parques e atividades ao ar livre no verão

Como os suecos sofrem muito com o frio e seus dias com menos de 6 horas de luz do sol no inverno, eles costumam aproveitar muito as temperaturas mais altas do verão para atividade ao ar livre. Os parque são alguns dos seus lugares preferidos para isso. Além do conhecido parque em Djurgården, há diversos parques na ilha de Kungsholmen que são aproveitados para piqueniques e prática de jogging.

 

Image: Mari and the City.
Image: Mari and the City.

 

15. Cenário principal da Trilogia Millennium

A ilha de Södermalm e, mais especificamente a área do Sofo, é considerada a parte descolada da cidade. Basta pensar que esse último nome é uma referência aos Sohos de Nova York e Londres para entender que essa é a região de cultura alternativa de Estocolmo cheia de brechós, cafés hipsters, novos designers de moda e uma vida noturna agitada. A maior parte dos personagens dos livros da Trilogia Millennium de Stieg Larsson mora ou trabalha por aqui. Justamente por conta disso, há tours nessa ilha dedicados a passar pelos lugares mencionados na história. Quem gostou das aventuras de Lisbeth Sandler ou se impressionou com a performance indicada ao Oscar de Rooney Mara na sua versão para o cinema, vai gostar de conhecer essa ilha!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *