Explorando a Cidade Proibida

Junto com a Grande Muralha, a Cidade Proibida é um dos lugares mais conhecidos da China. Qualquer pessoa que esteja planejando viajar para lá, já tem em mente que quer conhecer essas atrações. Estando em Pequim, não há dúvida de que é algo que ninguém pode deixar de ver. Aliás, acho que vale a pena até passar um dia inteiro fotografando e observando os seus detalhes. Simplesmente é considerada uma das construções mais magníficas do mundo!a cidade proibida

Então, vamos entender por que a Cidade Proibida é tão incrível assim! Ela é um complexo de quase mil edifícios, pátios e jardins que fica bem no coração de Pequim e já foi o centro de poder político do Império Chinês por praticamente 500 anos. Quando Pu Yi foi deposto, a Era dos Imperadores acabou e o palácio virou museu em 1925. Sofreu muito com a ofensiva japonesa alguns anos depois, mas um novo trabalho de recuperação do local começou a partir de 1950.

a cidade proibida

cidade-proibida-14-pequim

a cidade proibida

Do lado de fora, você enxerga muralhas vermelhas bem altas entre portões  gigantes e algumas torres. Ela era a residência oficial do Imperador e pessoas próximas a ele como membros da família e empregados. Recebeu o nome de Cidade Proibida justamente pelo fato de apenas o Imperador, sua família e funcionários terem autorização para atravessar os portões e circular pelo lugar. O esquema de segurança era forte e qualquer outra pessoa que tentasse entrar ali estaria sujeita até a uma execução.

a cidade proibida

a cidade proibida

Dizem que a Cidade Proibida foi construída em um plano quadrado para se contrapor ao Templo do Céu. Cada lado da muralha conta com um portão. Ao sul, fica o portão principal que é conhecido como Portão Meridiano. Para o norte, temos o Portão da Grandeza Divina. Os portões leste e oeste são chamados de “Portão Glorioso Leste” e “Portão Glorioso Oeste”. Para começar a visita, normalmente entramos pelo portal do Meridiano (o principal).

a cidade proibida

a cidade proibida

Passando para dentro desse enorme complexo de edifícios, começamos a andar por inúmeros pátios e pontes. A Galeria da Suprema Harmonia é um dos pavilhões mais famosos que encontramos por ali. Aliás, boa parte das fotos que vemos da Cidade Proibida circulando por aí mostram exatamente esse prédio. Dentro dele, fica o Trono do Dragão. É o local onde os imperadores chineses reinaram do início do século XV até o comecinho do século XX, passando pelas dinastias Ming e Qing.

a cidade proibida

cidade-proibida-3-pequim

a cidade proibida

Passar pelo Palácio Museu dá a oportunidade de ver uma coleção maravilhosa de artefatos. Outro prédio que não pode deixar de ser visto é o Palácio da Pureza Celestial.

a cidade proibida

a cidade proibida
Em frente à Praça da Paz Celestial, fica o último portão restante da Cidade Imperial. Esse é outro lugar que tem uma importância histórica enorme. Afinal, foi nesse portão que Mao Tsé-Tung proclamou a República Popular da China, em 1 de outubro de 1949.

a cidade proibida

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *