Um pequeno guia pelos principais museus de Paris

Paris tem uma quantidade impressionante de museus, sem contar as galerias e exposições que encontramos a cada esquina em bairros como o Marais e Saint-Germain des Prés. Aliás, pode até ser um pouco difícil tentar visitar tudo com um cenário artístico tão vasto! Os museus de Paris definitivamente conseguem cobrir quase todo tipo de interesse dos mais exóticos aos mais clássicos. Para facilitar um pouco as visitas a tantos museus, veja os principais deles divididos nas categorias de impressionismo, arte renascentista, arte moderna, História e escultura.

 

Um pequeno guia pelos principais museus de Paris

Impressionismo

Musée d’Orsay

Localizado em uma antiga estação de trem, o Musée d’Orsay funciona dentro de um prédio que é um show à parte! Ele tem uma importante coleção de pintores impressionistas. Entre eles, Monet e Renoir. Quando entrar no museu e for subindo para os níveis superiores, não perder a chance de conferir a vista para o Sena através das suas janelas de vidro!

Musée d'Orsay- museus de Paris
Musée d’Orsay. (Fonte: Mari and the City)

Musée de l’Orangerie

O Musée de l’Orangerie fica no Jardin des Tuileries com entrada pela Place de la Concorde. O maior atrativo desse museu são os painéis gigantes pintados por Monet. Entre outros artistas impressionistas, o museu conta também com obras de Cezanne, Matisse and Modigliani.

Musée de l'Orangerie- museus de Paris
Musée de l’Orangerie. (Fonte: Wikimedia Commons)

Para quem quiser continuar explorando um pouco mais esse movimento artístico, outros museus de Paris dedicados ao impressionismo incluem o Musée Marmottan-Monet, o Musée National Gustave Moreau e o Musée de la Vie Romantique.

 

Arte renascentista

Museu do Louvre

É claro que ninguém que vai a Paris pode deixar de conhecer o Louvre! O acervo é gigantesco e tem um pouco de tudo. Os itens mais populares do museu, porém, continuam sendo a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo. Perder-se entre os corredores de arte renascentista do Louvre é uma experiência mais do que recomendada!

Louvre- museus de Paris
Musée du Louvre. (Fonte: Mari and the City)

Petit Palais

O Petit Palais tem uma coleção particularmente linda de obras renascentistas francesas e italianas. Fica em frente ao Grand Palais em uma rua entre a Champs-Élysées e a ponte Alexandre III. Assim como a Torre Eiffel, esses dois palácios ficaram prontos para a Exposição Universal de 1900 que tinha a intenção de mostrar o melhor de Paris naquela época.

Petit Palais- museus de Paris
Le Petit Palais. (Fonte: Mari and the City)

Musée Jacquemart-André

O Musée Jacquemart-André funciona dentro de um palácio bem luxuoso. Edouard André era herdeiro de uma das maiores fortunas durante o reinado de Napoleão III e Nélie Jacquemart era uma renomada pintora. Edouard André adquiriu o terreno onde hoje funciona o museu e, depois que os dois se casaram, passaram a preencher a mansão com peças de arte que adquiriam em suas viagens. Hoje em dia, o lugar conta com uma impressionate coleção de arte renascentista europeia.

Musée Jacquemart André- museus de Paris
Musée Jacquemart André. (Fonte: Wikimedia Commons)

 

Arte Moderna

Centre Georges Pompidou

Um dos mais populares museus de Paris, o Centre Georges Pompidou tem o maior acervo de arte moderna e contemporânea da Europa. Localizado no bairro do Marais (onde predominam construções mais antigas), o próprio prédio do Centre Pompidou já virou um ícone da arquitetura moderna na cidade. Entre as obras expostas ali, temos artistas como Kandinsky, Miro and Dalí.

Georges Pompidou- museus de Paris
Centre Georges Pompidou. (Fonte: Mari and the City)

Musée Pablo Picasso

Dedicado obviamente ao grande pintor espanhol Pablo Picasso, o museu fica localizado em um casarão no Marais que passou muito tempo fechado para reformas e reabriu ao público novamente em 2014. Ele reúne muitas pinturas e esculturas de Picasso, além de alguns trabalhos de outros de arte moderna de outros artistas.

Musée Pablo Picasso- museus de Paris
Musée Pablo Picasso. (Fonte: Wikimedia Commons)

Se quiser continuar se aprofundando no cenário de arte modern parisiense, não perca as maravilhosas exposições do Palais de Tokyo e as incríveis obras do Musée d’Art Moderne.

 

História

Musée Carnavalet

Outro museu instalado em um enorme casarão do Marais, o Musée Carnavalet mostra uma série de objetos que buscam contar um pouco da História de Paris. Tem também alguns jardins e pátios internos que valem a visita.

 

Musée Carnavalet- museus de Paris
Musée Carnavalet. (Fonte: Mari and the City)

Musée de l’Armée

O Musée de l’Armée fica no famoso Hôtel des Invalides. Napoleão Bonaparte foi sepultado no local e muita gente chega ali querendo ver a tumba dessa famosa figura histórica. Aliás, o museu é um passeio mais do que indicado para quem é apaixonado por História! Foi criado para conservar o traço das tradições do exército e guarda objetos de guerra muito interessantes.

Musée de l'Armée- museus de Paris
Musée de l’Armée. (Fonte: Mari and the City)

 

Escultura

Musée Rodin

Museu favorito de muitos parisienses, o Musée Rodin tem jardins maravilhosos e não costuma atrair tantos turistas quanto outras atrações mais populares da cidade. As esculturas de Auguste Rodin ficam espalhadas tanto dentro do museu quanto em seus jardins.

Musée Rodin- museus de Paris
Musée Rodin. (Fonte: Mari and the City)

 

Confira outras dicas de Paris aqui!

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *