Museus de marcas de carros pelo mundo

Várias das marcas de carros mais desejadas do mundo possuem seus próprios museus nas cidades em que iniciaram sua história. Ferrari, Mercedes-Benz, Porsche e Lamborghini são apenas alguns exemplos. Quem é apaixonado por carros não pensa duas vezes antes de decidir ir até algum destino só com o objetivo de conhecer esses famosos museus de marcas de carros. Como é esperado, a Alemanha concentra a maior parte deles e muitas outras atrações voltadas para o público interessado no setor automobilístico. A Itália também garante uma boa diversão com seu imenso Museu da Ferrari localizado na pequena cidade de Maranello.

Museus de marcas de carros

Museu da BMW

Como eu disse, a Alemanha é o principal destino para quem quer conhecer alguns dos mais famosos museus de marcas de carros. Começando por Munique, temos o famoso Museu da BMW que é uma das maiores atrações turísticas da cidade. Na verdade, há um complexo da BMW que conta com uma loja (em que também acontecem algumas exposições) e o museu. Todo o lugar tem um estilo pra lá de futurista! Além de modelos que estão disponíveis para compra na loja, há também exposições bastante interativas com simuladores, videogames e carros em que você pode entrar para tirar fotos. O Museu da BMW, por sua vez conta a história da marca e sua evolução. Há veículos antigos bastante raros, outros ultramodernos e também carros de corrida.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Munique

roteiro cultural por Munique
BMW Museum. (Fonte: Wikimedia Commons)

Museu da Mercedes-Benz

Localizado na cidade de Stuttgart, o Museu da Mercedes-Benz já surpreende logo de cara os visitantes pela arquitetura arrojada do seu prédio. Com nove andares, ele é bastante moderno e com estruturas interativas. Entre elas, alguns simuladores de corridas bem legais. Ao longo do espaço, há desde relíquias do século XIX até as mais modernas máquinas da Mercedes. Alguns telões espalhados pelo lugar mostram os carros de competição da marca em ação. Enfim, tudo o que os visitantes podem ver no museu acaba reforçando a imagem que a empresa cultiva ao redor do mundo…

Museu da Mercedes-Benz- museus de marcas de carros.
Mercedes-Benz Museum. (Fonte: Wikimedia Commons)

Museu da Porsche

Também em Stuttgart, o Museu da Porsche é outro lugar ultramoderno dedicado a expor maravilhas que a empresa já produziu. Entre eles, modelos que já foram e/ou ainda são muito desejados como símbolo de riqueza ao redor do mundo. Um destaque especial também é dado para sua exposição de carros antigos com grandes clássicos já fabricados pela Porsche.

Museu da Porsche- museus de marcas de carros.
Museu da Porsche. (Fonte: Wikimedia Commons)

Museu da Ferrari

Ocupando uma área de aproximadamente 2500 m², o Museu da Ferrari é o grande responsável por atrair turistas até a pequena cidade italiana de Maranello. O local conta com diversos modelos de carros importantes lançados ao longo da história da empresa. Além disso, há uma parte dedicada a contar um pouquinho da trajetória da Ferrari no mundo das corridas. No fim da visita ao museu, há a possibilidade de alugar uma Ferrari para fazer um passeio pelas ruas de Maranello.

Museu da Ferrari- museus de marcas de carros.
Museu da Ferrari. (Fonte: Wikimedia Commons)

Museu da Lamborghini

Para quem já está indo para o Museu do Ferrari, vale a pena esticar o tour pelos museus de marcas de carros italianas indo até o Museu da Lamborghini. Ele fica localizado na cidade de Sant’Agata Bolognese, relativamente perto de Maranello. Traz várias relíquias e novidades que encantam quem é apaixonado pela marca. Há vários modelos raros exibidos ao longo do museu. Ao lado dos veículos, há uma exposição fotográfica que ajuda a contar um pouco da história da Lamborghini.

Museu da Lamborghini- museus de marcas de carros.
Museu da Lamborghini. (Fonte: Wikimedia Commons)

Henry Ford Museum

Detroit é conhecida mundialmente como o coração da indústria automobilística norte-americana. Nos arredores da cidade, temos o Museu Henry Ford exibindo alguns veículos históricos. Entre eles, o o modelo T e ícones americanos como o Mustang e o Thunderbird. A grande diferença é que esse museu tem uma abordagem histórica mais ampla do setor automobilístico e dos avanços tecnológicos alcançados nos Estados Unidos em geral. Justamente por isso, ele também tem carros de outras marcas como Toyota e Bugatti.

Museu Henry Ford- museus de marcas de carros.
Henry Ford Museum. (Fonte: Wikimedia Commons)

Petersen Automotive Museum

Localizado em Los Angeles, o Petersen Automotive Museum é um dos mais interessantes museus automotivos dos Estados Unidos. Nos três andares do museu, podemos ver possantes de última geração, carros que pertenceram a celebridades de Hollywood ou modelos que tiveram destaque em produções do cinema. Entre os destaques, há exemplares de veículos de marcas como Bugatti e Dodge.

Petersen Automotive Museum- museus de marcas de carros.
Petersen Automotive Museum. (Fonte: Wikimedia Commons)

Museu da Toyota

Sendo a mais importante montadora de carros do Japão, nada mais natural do que a Toyota ter o seu próprio museu. Ele fica na cidade de Nagakute, a aproximadamente 330 km de Tóquio. As grandes estrelas do museu são os carros da Toyota que mais se popularizaram ao redor do planeta, mas há também veículos de outras marcas expostos ao longo do espaço. Tentam mostrar como a interação entre montadoras japonesas e estrangeiras contribuiu para a evolução da indústria automobilística em todo o mundo.

Museu da Toyota- museus de marcas de carros.
Museu da Toyota. (Fonte: Wikimedia Commons)
Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *