Museus de moda para conhecer pelo mundo

Existem algumas cidades que são quase que instintivamente associadas ao universo fashion. Entre elas, Paris, Milão, Florença, Londres, etc. Muitas foram berços de grandes designers! Sendo assim, nada mais natural do que o fato de algumas delas terem criado espaços dedicados a conservar uma parte importante da História da moda. Veja abaixo 6 museus de moda pelo mundo que valem a visita. Se estiver com viagem marcada para algum desses lugares, tente inclui-los na programação!

Museus de moda pelo mundo

Museu da Gucci em Florença (Itália)

É incrível como uma cidade relativamente pequena como Florença consegue ter tantos museus interessantes direcionados às artes e à moda. O Museu da Gucci é uma atração muito legal da cidade. Os vestidos em exposição são simplesmente maravilhosos! Muitos deles já vestiram atrizes e cantoras famosas em premiações. Sem dúvida, é um dos museus de moda que valem a visita para quem quiser ver peças pra lá de deslumbrantes!

Museu da Gucci- museus de moda
Museu da Gucci. (Fonte: Divulgação)

Museu do Salvatore Ferragamo em Florença (Itália)

Ainda em Florença, temos o famoso Museu do Salvatore Ferragamo. Mais antigo do que o Museu da Gucci, ele guarda itens que ajudaram a construir a reputação de um dos designers de acessórios italianos mais famosos do mundo. O mais interessante desse lugar é obviamente ver a sua coleção de sapatos!

Museu Salvatore Ferragamo- museus de moda
Museu Salvatore Ferragamo. (Fonte: Mari and the City)

Museu do Fashion Institute of Technology em Nova York (EUA)

Esse é um dos poucos museus gratuitos de Nova York. As exposições temporárias do FIT podem trazer desde itens de novos designers até peças de marcas como Chanel, Alaia e Balenciaga.

Museu do Fashion Institute of Technology- museus de moda
Museu do Fashion Institute of Technology. (Fonte: Divulgação)

Museum of Bags & Purses (Tassenmuseum Hendrikje) em Amsterdam (Holanda)

A coleção desse museu em Amsterdam inclui uma grande variedade de peças. Entre elas, bolsas masculinas e femininas que datam do século XVI. Ao longo do espaço, podemos ver como suas forma e função foram mudando ao longo do tempo de acordo com a nossa cultura. Não deixar de conferir a lojinha de presentes e o salão de chá do museu!

Tassenmuseum- museus de moda
Tassenmuseum. (Fonte: Divulgação)

 

Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent em Paris (França)

Essa Fundação foi inaugurada em 2002 quando St Laurent decidiu se aposentar. No local, você encontra roupas e acessórios de Haute Couture assim como desenhos e objetos variados que tiveram algum tipo de relação com a trajetória de Yves Saint Laurent. Além disso, também há trabalhos de artistas contemporâneos que foram inspirados por ele.

Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent- museus de moda
Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent. (Fonte: Divulgação)

Victoria & Albert Museum em Londres (Reino Unido)

Ele pode não ser um museu exclusivamente voltado para a moda, mas é considerado o maior espaço do mundo dedicado ao design e às artes decorativas. Acho que só isso já torna esse museu uma visita mais do que indicada para qualquer pessoa que trabalhe em um dos segmentos da indústria criativa. Indo para a seção de moda, você vai encontrar um acervo fascinante. Isso sem mencionar as exposições temporárias que o museu abriga e, ocasionalmente, tem alguma ligação com o mundo da moda.

Victoria&Albert Museum- museus de moda
Victoria&Albert Museum. (Fonte: Mari and the city)
Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *