Museus imperdíveis em São Paulo

Todo mundo sabe que São Paulo é cheia de opções de atividades culturais. Entre elas, os museus! Eles têm uma excelente qualidade no seu acervo fixo e também trazem ótimas exposições temporárias. Mesmo assim, muitos deles acabam esquecidos pelos paulistanos na correria do dia-a-dia. Pensando nisso, aqui vai uma rápida listinha de museus imperdíveis em São Paulo.

 

Museus imperdíveis em São Paulo

Museu de Arte de São Paulo- MASP

O acervo de arte do MASP  tem uma coleção que é considerada uma das mais importantes do Hemisfério Sul. Ela inclui obras de nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez e Ticiano. Além das obras, é claro que a arquitetura do prédio chama muita atenção pelo seu imenso vão livre em plena Avenida Paulista.

Fonte: Mari and the City.
Fonte: Mari and the City.

Museu de Arte de São Paulo- MASP. Avenida Paulista, 1578. São Paulo. Tel: (11) 3251-5644. masp.art.br.

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca tem simplesmente um acervo de mais de nove mil peças retratando a produção brasileira do século XIX até os dias de hoje. O primeiro andar é reservado para exposições temporárias, enquanto a parte superior guarda o seu acervo fixo.

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Praça da Luz, 2. São Paulo. Tel: (11) 3335-4990. www.pinacoteca.org.br.

 

Museu de Arte Moderna- MAM

O MAM fica sob a marquise do Parque do Ibiraquera e tem obras de artistas importantes como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso.

Museu de Arte Moderna- MAM. Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 3. São Paulo. Tel: (11) 5085-1300. mam.org.br.

 

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga é um dos maiores símbolos da independência do Brasil. O acervo é bem variado com objetos indígenas, mobiliário e pinturas. A construção é imensa e vale a pena também passear pelos seus jardins. Embora ele esteja fechado no momento para renovações, com certeza entra na lista de museus imperdíveis em São Paulo.

Fonte: Shutterstock.
Fonte: Shutterstock.

Museu do Ipiranga. Parque da Independência. São Paulo. Tel: (11) 2065-8000. www.museudoipiranga.com.br.

 

Museu do Futebol

O Museu do Futebol fica no Estádio do Pacaembu e foi se transformando aos poucos em uma popular atração turística de São Paulo. O lugar mostra basicamente curiosidades sobre o esporte e narradores. Como é um dos museus mais tecnológicos e interativos da cidade, dá até para os visitantes se arriscarem a treinar um chute virtual.

Museu do Futebol. Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller. São Paulo. Telefone: (11) 3664-3848. www.museudofutebol.org.br.

 

Catavento Cultural e Educacional

O Catavento tem no seu acervo uma série de objetos curiosos e costuma agradar bastante ao público. Seu espaço é dividido em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada uma delas, há uma série de possibilidades de interagir com os visitantes por meio de jogos e filmes em 3D.

Catavento Cultural e Educacional. Praça Cívica Ulisses Guimarães, Palácio das Indústrias. São Paulo. Tel: (11) 3315-0051. www.cataventocultural.org.br.

 

Museu de Arte Contemporânea

O MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP fica no Parque do Ibiraquera no antigo prédio do DETRAN. O local foi projetado por Oscar Niemeyer e costuma abrigar vários eventos e exposições.

Fonte: Wikimedia Commons.
Fonte: Wikimedia Commons.

MAC – Museu de Arte Contemporânea. Rua da Praça do Relógio, 160. São Paulo. Tel: (11) 3091-3039. www.mac.usp.br/mac.

 

MIS- Museu da Imagem e do Som

O MIS- Museu da Imagem e do Som vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos tempos por conta das ótimas exposições que traz. Normalmente com temas bem populares, elas vêm atraindo cada vez mais público.

MIS- Museu da Imagem e do Som. Av. Europa, 158. São Paulo. Tel: (11) 2117-4777. www.mis-sp.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *