O que a capital da China tem de bom

Antes de viajar para Pequim, estava ouvindo vários comentários negativos sobre a capital da China. As diferenças culturais já são grandes para os ocidentais que estão no país e, visitando Shanghai e Pequim, você vai ver que elas realmente ficam muito mais evidentes na última. Afinal, Shanghai é mesmo muito mais cosmopolita! Algumas reclamações sobre a capital da China já são clássicas. Entre elas, a falta de higiene, pessoas fumando em qualquer lugar, o hábito de cuspir nas ruas, a poluição, a gastronomia muito diferente, a falta de organização para fazer filas, etc. Isso é uma realidade em muitos lugares que você irá, mas nada que impeça você de se surpreender com muitas outras incríveis que Pequim tem. Afinal, a cidade já foi palco principal para uma civilização milenar e com certeza tem muita História pra contar!

 

Por que você deve conhecer a capital da China

Riqueza arquitetônica

Sim, Pequim tem edifícios muito modernos e extravagantes e ainda consegue manter muito da arquitetura chinesa antiga! O que não falta por lá são construções de madeira com telhado recurvado cobertas com verniz em cores fortes (como o vermelho). Há muita coisa que ainda está muito bem preservada. Passando pelos principais pontos turísticos e monumentos de Pequim, você vai poder apreciar um pouco dessas construções e começar a fazer uma imersão cultural pelo destino.

pequim- capital da china
Arquitetura chinesa. (Fonte: Mari and the City)

Parques imperiais

Pequim pode ser uma metrópole com ar de selva de concreto, mas ainda tem muitos parques! Só para citar alguns exemplos, temos o Ritan, o Ditan e o Beihai. Passeando por eles, você vai poder encontrar templos e lindos jardins imperiais.

Pequim- capital da china
Beihai Park. (Fonte: Mari and the City)

Séculos de História

A civilização chinesa tem milênios de História e, como Pequim foi capital da China por séculos, a cidade tem muitos pontos turísticos para quem se interessa pelo assunto. Para começar, não tem como deixar de conferir a Cidade Proibida. Em seguida, é incrível conhecer outros lugares com muita importância histórica como a Praça da Paz Celestial, o Templo do Céu, o Palácio de Verão e as tumbas da dinastia Ming.

 

pequim- capital da china
Palácio de Verão. (Fonte: Mari and the City)

Muralha da China

Uma construção que intriga muita gente, a Muralha da China demorou praticamente dois milênios para ser finalizada e é uma das sete maravilhas do mundo hoje. Você consegue visitar a atração mais popular da China em uma viagem de um dia saindo de Pequim. Como vocês devem saber, a obra é imensa e se estende por milhares de quilômetros. Os pontos mais famosos da Grande Muralha são Badaling (mais lotada de turistas com opção de transporte público mais fácil) e Mutianyu (menos cheia e melhor para tirar fotos da obra).

pequim- capital da china
Muralha da China. (Fonte: Mari and the City)

Hutongs para entender mais sobre a cultura chinesa

Os hutongs são bairros semi-fechados que normalmente abrigam comunidades com casas em volta de um pátio central e várias ruelas labirínticos. Ao ir até um deles, você pode ver como era o antigo modo de vida chinês. O governo se esforça muito para acabar com esses lugares (que não muitas vezes não contam nem com água encanada e esgoto) e acelerar o processo de urbanização, mas ainda é possível encontrar hutongs por Pequim. Conhecer um deles vai ser um contraponto bem grande na viagem depois de conhecer as áreas mais turísticas da cidade.

pequim- capital da china
Hutong. (Fonte: Wikimedia Commons)
Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *