O que não deixar de ver e fazer em Florença

Florença é uma das cidades mais lindas da Itália. Para quem se interessa por História e artes, é um destino que não dá para deixar de conhecer! Além dos seus museus e igrejas, a capital da Toscana também tem espaços verdes incríveis (como os Jardins Boboli), lojinhas de artesanato e feiras para quem gosta de comprar produtos regionais e a possibilidade de aproveitar o rio Arno para passeios de barco e outras atividades. Com uma arquitetura inacreditável, História, arte, gelato e muito mais a ser descoberto, você pode até se sentir perdido quando for decidir o que fazer em Florença. Pensando nisso, veja experiências que você não pode deixar de ter na cidade.

 

O que fazer em Florença

Conhecer o Duomo

Sem dúvida alguma, esse é um dos primeiros lugares que você deve conhecer assim que chegar em Florença. Essa catedral é um estrutura gigantesca e o resultado de um trabalho que se estendeu por séculos. Acabou se transformando em um dos principais cartões-postais da cidade. Fica na Piazza del Duomo e, na verdade, seu nome oficial é Catedral de Santa Maria del Fiore.

Duomo- o que fazer em Florença
Duomo di Firenze. (Fonte: Mari and the City)

Ver as obras da Galleria degli Uffizi

A Galleria degli Uffizi é considerada um dos mais importantes museus do mundo. Não é para menos! Ela guarda célebres trabalhos de alguns dos maiores artistas do mundo. Só para citar alguns exemplos, temos O Nascimento de Vênus (de Botticelli), A Anunciação (de Leonardo da Vinci), A Sagrada Família (de Michelangelo), Vênus de Urbino (de Ticiano), Madonna e Criança com Anjos (de Filippo Lippi) e Madonna do Pintassilgo (de Rafael). Quando for decidir o que fazer em Florença, ir a Galleria deli Uffizi com certeza deve ser uma das prioridades na sua lista!

 

Entrar no Palazzo Vecchio

O Palazzo Vecchio fica na Piazza della Signoria e é a estrutura que mais chama atenção no local. Ele foi construído para ser uma fortaleza e, hoje em dia, abriga a sede da prefeitura de Florença. Além da incrível fachada, vale a pena conhecer um pouco mais do trabalho arquitetônico desse lugar por dentro!

 

Tirar fotos da estátua de Davi

Como uma das mais importantes obras de Michelangelo, a estátua de Davi se tornou uma atração muito visitada em Florença. Ela permaneceu por um longo tempo na Piazza della Signoria, mas foi substituída por uma réplica para que não fosse danificada. Hoje em dia, a obra original pode ser admirada na Galleria dell’Accademia.

Estátua de Davi- o que fazer em Florença
Estátua de Davi na Galleria dell’Accademia. (Fonte: Wikimedia Commons)

Visitar a Basilica di Santa Croce

Outra imensa igreja da capital da Toscana, a Basilica di Santa Croce é outro lugar que não pode deixar de ser visitado na cidade. Ela é a principal igreja franciscana de Florença e é o local onde estão enterradas importantes personalidades italianas como Michelangelo, Galileo, Machiavelli, Foscolo, Gentile e Rossini.

 

Ver as esculturas do Bargello

Para quem gosta de esculturas, o Bargello é outro museu que precisa ser visitado. Uma das obras mais famosas presentes no lugar é o Davi de Donatello.

 

Aproveitar a melhor vista para a cidade da Piazzale Michelangelo

Como a arquitetura é um dos maiores atrativos do destino, ver toda a beleza da cidade do alto também é algo que não dá pra deixar de fazer em Florença. Para isso, não há lugar melhor do que a Piazzale Michelangelo!

Piazzale Michelangelo- o que fazer em Florença
Vista panorâmica do Piazzale Michelangelo. (Fonte: Tavallai @ Flickr)

Entrar no Palazzo Pitti

A uma curta caminhada do Ponte Vecchio, você encontra o Palazzo Pitti. Ele é um palácio renascentista bem imponente e já foi residência de importantes famílias locais. Na verdade, o prédio é um complexo de museus, exposições e parques.

 

Aproveitar um tempo ao ar livre nos Jardins Boboli

Quando se cansar de visitar museus e igrejas, uma ótima opção para passar um pouco de tempo ao ar livre é ir até os Jardins Boboli. Com muitas esculturas e fontes, é o principal parque da cidade e o ideal é visitá-lo depois de conhecer o Palazzo Pitti.

 

Relaxar no Giardino Bardini

O Giardino Bardini tem uma atmosfera um pouco mais intimista por ter menos turistas do que os Jardins Boboli. Para quem gosta de parques e jardins, vale a pena visitá-lo.

Giardino Bardini- o que fazer em Florença
Giardino Bardini. (Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecer a Basilica di Santa Maria Novella

Bem perto da estação de trem, a Santa Mari Novella é a principal igreja dominicana de Florença. Tem tesouros artísticos e monumentos funerários que foram financiados por importantes famílias locais.

 

Maravilhar-se com o interior das Capelas dos Médici

As Capelas dos Médici ficam dentro da Basilica di San Lorenzo e têm duas estruturas que incluem a Nova Sacristia e a Capela do Príncipe. Com interiores maravilhosos, elas foram construídas para ser um mausoléu para os membros da família Médici.

 

Apreciar a decoração do Palazzo Medici Riccardi

Outro palácio renascentista, o Palazzo Medici Riccardi foi construído no século XV. Já pertenceu à família Médici e, mais tarde, aos Riccardi. A decoração dos seus interiores é muito bem preservada. Destaque para suas galerias e para a maravilhosa Biblioteca Riccardiana.

Palazzo Medici Riccardi- o que fazer em Florença
Galeria dos Espelhos no Palazzo Medici Riccardi. (Fonte: Wikimedia Commons)

Ir ao museu San Marco

O museu San Marco é um lugar que já vale a pena ser visitado pela sua arquitetura e relíquias religiosas. No passado, já foi um convento.

 

Assistir ao pôr do sol no Ponte Vecchio

As pontes que cruzam o rio Arno são outras grandes maravilhas de Florença. A mais famosa delas é o Ponte Vecchio. Mesmo estando quase sempre bem tumultuada pela enorme quantidade de turistas que passam por ali a toda hora, não dá para negar que conhece-la é uma das coisas mais importantes para se fazer em Florença! Assistir ao pôr do sol de lá ou de outra ponte nas proximidades é ainda melhor!

 

Confira outra dicas e informações sobre Florença aqui!

Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *