Oxford e Cambridge

As duas cidades universitárias mais conhecidas do Reino Unido são também duas ótimas opções de passeios a partir de Londres. Oxford e Cambridge são maravilhosas não só pela arquitetura deslumbrante, mas também pela atmosfera incrível dos dois lugares! Elas são impressionantes e lembram cenários de filmes em cada um dos seus detalhes. Essencialmente, Oxford e Cambridge têm uma população que é quase toda formada por estudantes ou pessoas ligadas ao meio acadêmico. Ambas têm colleges lindos e muita História por trás de cada um deles. Se tiver tempo enquanto estiver viajando pelo Reino Unido, acho que vale a pena conhecer as duas!

 

Oxford e Cambridge

Oxford

Quase tudo em Oxford pode ser facilmente percorrido a pé, a maioria das atrações fica concentrada no centro da cidade. Os colleges mais bonitos também ficam nessa região. A Bodleian Library é um prédio absolutamente incrível que representa um dos principais cartões-postais da cidade e é um bom lugar para começar o seu tour a pé pelo centro da cidade. Andando em volta da área da biblioteca, não esqueça de parar para algumas fotos na famosa Bridge of Sighs. Em seguida, você pode seguir para conhecer os colleges da Universidade de Oxford. Para começar, nada melhor do que um lugar que vocês com certeza conhecem de filmes: o Christ Church. Simplesmente, foi o local usado para as filmagens do Harry Potter! Claro, é o lugar que mais atrai a atenção de quem está visitando Oxford. E sim, você vai se sentir em Hogwarts!!! Quem é fã, vai enlouquecer com o Great Hall e os corredores mágicos desse lugar! Harry Potter à parte, o Christ Church já era muito famoso antes pelo fato de Lewis Carroll (autor de Alice no País das Maravilhas) ter lecionado matemática ali. Quando você chega de carro ou ônibus de Londres, vai ver uma torre que pertence ao Magdalen College. Ele é outro lugar interessante de ser conhecido nos arredores e tem Oscar Wilde como um de seus ex-alunos famosos. Aliás, outro lugar curioso de ser conhecido por quem ama Literatura  é o pub The Eagle and Child. Lugarzinho pequeno e bem escuro, ele já foi frequentado por autores muitos famosos e grandes obras possivelmente já foram escritas ali. Se for andando e explorando a área do City Centre aos poucos, com certeza vai achar muita coisa interessante. Não deixe de dar uma passadinha no Covered Market para provar alguns dos melhores cookies do mundo na primeira lojinha do Ben’s Cookies. Além disso, vá conhecer o Pitt Rivers Museum, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford, o Jardim Botânico e o Oxford Castle. Para vistas simplesmente surreais da cidade, suba na Carfax Tower ou na torre da University Church of St. Mary the Virgin.

Oxford e Cambridge
Fonte: Mari and the City.

 

Cambridge

Oxford e Cambridge sempre mantiveram uma certa rivalidade, principalmente pelo prestígio acadêmico das suas universidades. Por muito tempo, elas foram as únicas universidades do Reino Unido. A primeira, porém, é mais antiga. Em relação às duas cidades, Cambridge é menor do que Oxford. Embora as duas cidades estejam próximas de rios, o de Cambridge acaba ficando mais evidente e próximo do centro da cidade. Assim como em Oxford, os colleges da Universidade de Cambridge estão dispersos pela cidade. Se tiver tempo, vale a pena entrar para conhecer quase todos os que estão na área mais central. O King’s College e sua capela formam a atração mais popular de Cambridge. O Trinity College, por sua vez, tem um pátio interno imenso e abriga a biblioteca Wren que é particularmente linda por dentro. Sua lista de ex-alunos famosos inclui Isaac Newton e Lord Byron. O St Johns College é outro lugar cheio de lindos pátios internos e que tem a versão de Cambridge da “Bridge of Sighs”. Mais uma atração que merece ser conferida é o lindo Jardim Botânico da Universidade de Cambridge que foi fundado pelo Professor John Stevens Henslow (considerado um dos mentores de Darwin). Uma outra coisa interessante desse lugar é que ele abriga uma macieira que dizem ser descendente da que inspirou Newton a formular a teoria da gravidade. Ainda em Cambridge, uma atividade que faz muito sucesso entre seus visitantes é passear de barco pelo rio Cam! Mesmo que Oxford apareça com muito mais frequência no cinema e na literatura, Cambridge também rendeu cenários lindos para o filme “A Teoria de Tudo” ao mostrar um pouco da vida do físico Stephen Hawking e a época em que estudou na Universidade.

Oxford e Cambridge
Fonte: Mari and the City.
Tags from the story
, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *