Palácio de Linderhof: a versão alemã de Versalhes

Jardim de Linderhof- Munique
Imagem: Mari and the City.

Não faltam castelos, palácios e outras atrações para serem conhecidas nos arredores de Munique. Quem nunca ouviu falar do famoso Castelo de Neuschwanstein que serviu como modelo para o castelo da Bela Adormecida na Disney? Ele fica perto da cidade de Füssen e acho que é uma das atrações mais populares da Baviera! Mesmo que ele seja o castelo mais conhecido internacionalmente, nem só de Neuschwanstein vive essa região da Alemanha. Aliás, ele na verdade faz parte de um trio de castelos bem famosos que o rei Ludwig II quis construir ao longo da sua vida. Justamente por isso, eles são conhecidos como os castelos de Ludwig! Junto com Neuschwanstein, Linderhof e Herrenchiemsee integram essa lista de propriedades. Aqui, vou falar especificamente do Palácio de Linderhof que é uma construção que foi inspirada em Versalhes. Dos três castelos, ele é o único que Ludwig chegou a ver pronto antes de morrer.

Imagem: Centro de Turismo Alemão.
Fonte: Centro de Turismo Alemão.
Imagem: Mari and the City.
Imagem: Mari and the City.

Ele fica em meio aos alpes bávaros com vistas de tirar o fôlego ao redor do palácio. Linderhof é muito suntuoso e tem jardins maravilhosos! Uma visita ao Château de Versailles foi a motivação para que o excêntrico rei Ludwig II quisesse construir essa propriedade. Aliás, Luís XIV era um verdadeiro ídolo para Ludwig! Não só os jardins e as fontes lembram o palácio símbolo do absolutismo francês, mas também vários elementos da decoração interior. Entre eles, a escadaria e a presença do símbolo do Sol para todo lado. O estilo arquitetônico que impera nessa construção é o rococó.

Interior Lindehof- Munique
Fonte: Centro de Turismo Alemão.
Escadaria de Linderhof- Munique
Fonte: Centro de Turismo Alemão.

As áreas externas e seus jardins mesclaram diferentes estilos, deixando o lugar com uma beleza única. Sendo Ludwig um grande fã de Wagner, há claramente elementos em Linderhof que fazem referência às obras do compositor de óperas assim como em Neuschwanstein. Uma das coisas mais impressionantes do lugar é uma gruta artificial com rochas iluminadas que emolduram um lago.

Fonte: Centro de Turismo Alemão.
Fonte: Centro de Turismo Alemão.
Fonte: Centro de Turismo Alemão.
Fonte: Centro de Turismo Alemão.

Para conhecer o palácio, é possível alugar um carro e ir por conta própria ou entrar em um tour guiado que vai direto ao castelo. Ele fica no Graswang Valley, perto do vilarejo de Ettal. Outra opção é pegar o trem até Oberammergau; de lá, há conexões de ônibus até Linderhof.

Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *