Palácios nos arredores de São Petersburgo

Cidade que já foi capital do Império Russo, São Petersburgo tem uma arquitetura que ainda preserva os traços dessa época. Muitas das suas construções têm um estilo bem imperial! Vários monumentos no seu centro histórico constituem um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade tem um forte viés cultural e artístico. É berço do Hermitage que é um dos maiores museus de arte do mundo, além de teatros e lindas igrejas. Há também muitos palácios, parques e jardins nos arredores de São Petersburgo. Aqui, vou falar especificamente dos dois principais deles e mais atraem visitantes nos meses de verão: Peterhof e o Catherine Palace.

Peterhof

Se tiver pouco tempo em São Petersburgo para fazer mais de uma excursão de um dia para fora da cidade, eu diria que vale mais a pena conhecer Peterhof do que o Catherine Palace. A cerca de 30 km de São Petersburgo, Peterhof já foi residência do Czar Pedro, O Grande. Ele foi o primeiro Imperador do Império Russo e o grande idealizador do projeto urbanístico daquela que se tornaria a sua capital: São Petersburgo. Peterhof é frequentemente lembrada como “Versalhes da Rússia”, mas eu diria que a beleza das suas fontes até supera a versão francesa. O único problema é que há uma série de coisas que você deve prestar atenção antes de agendar sua viagem por conta do clima no local não ser muito bom. Para começar, elas só funcionam de maio até o início de outubro. A atração está bem mais lotada nessa época, mas não existe muito sentido em visitá-la fora desses meses. Cada uma das áreas do complexo têm horários específicos de funcionamento e as fontes são desligadas algumas horas antes dos Jardins Inferiores fecharem. Há opção de chegar lá por terra (usando trem ou ônibus) ou por mar pelo Golfo da Finlândia. A melhor e mais rápida alternativa é mesmo pegar os barcos que partem do Palácio de Inverno (onde funciona o Museu do Hermitage). Por mais que seja uma atração um pouco mais longe que esteja nos arredores de São Petersburgo, é indispensável ir até lá (caso esteja viajando durante o verão e o tempo esteja bom, claro!) para ver seus jardins lindos e tirar todas as fotos possíveis das suas fontes maravilhosas! A viagem de barco até o local dura cerca de 30 minutos.

arredores de São Petersburgo- Peterhof
Fonte: Wikimedia Commons.
arredores de São Petersburgo- Peterhof
Fonte: Wikimedia Commons.

 

Catherine Palace

O Palácio de Catarina é a principal atração da cidadezinha conhecida como Tsarskoye Selo que também fica nos arredores de São Petersburgo. Na época soviética, era conhecida como Pushkin. Tsarskoye Selo quer dizer “vila do czar” e é exatamente isso que o local era com seus palácios imperiais ou da nobreza da época. Alguns deles já foram usados como residência de verão da dinastia Romanov como o já citado Palácio de Catarina e o Palácio de Alexandre. Assim como Peterhof, o Palácio de Catarina também tem horários específicos de funcionamento dependendo da época do ano. Confira aqui!

arredores de São Petersburgo- Catherine Palace
Fonte: Wikimedia Commons.
arredores de São Petersburgo- Catherine Palace
Fonte: Wikimedia Commons.
Tags from the story
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *