Quatro estações de Paris

Paris não é a cidade mais visitada do mundo sem motivo. Ela é deslumbrante em qualquer época do ano e sempre tem muita vida independente de estar frio ou calor, mas cada estação do ano tem as suas particularidades! Abaixo, você pode entender as diferenças entre cada uma delas e programar sua viagem de acordo com o que se identificar mais!

 
Arco do Triunfo- Paris
Image: Mari and the City.
 

Inverno

Paris não é uma cidade que tem um inverno muito rigoroso. O maior problema dessa estação não é frio, mas sim o fato de que os dias ficam bem mais curtos. Em contrapartida, temos a Champs-Elysées iluminada como nunca e a decoração linda que vai até a Place de la Concorde. Nessa área, temos a famosa roda gigante montada no fim de ano e um grande mercado de natal. Outra vantagem dessa época é que o frio sempre é motivo para passar na Angelina para tomar um chocolate quente. Não podemos esquecer também que a cidade vira um convite à prática de patinação no gelo com as várias pistas que são montadas pela cidade. Normalmente, uma das principais é colocada em frente ao Hôtel de Ville e há uma outra no mercado de Natal próximo da Place de la Concorde. Ah, também temos algumas vantagens no que se refere a compras! Do início de janeiro aos primeiros dias de fevereiro, acontecem as promoções (ou soldes) no comércio parisiense. Se você tiver uma sede consumista muito grande, essa é uma época do ano em que pode gastar menos. Como os preços vão caindo ao longo do tempo, os grand magasins (Galleries Lafayette e Printemps) ficam muito cheios perto do fim desse período de promoções. Só não ficam piores do que nos dias que antecedem o Natal. Não costuma nevar todo ano em Paris, mas sinta-se com sorte caso isso aconteça em janeiro ou fevereiro. A cidade fica simplesmente maravilhosa toda branca coberta pela neve!

 
Winter 1- Paris
Image: Mari and the City.

 

Winter 2- Paris
Image: Mari and the City.

 

Primavera

Não há poucos jardins e parques em Paris. Na primavera, eles florescem e ficam lindíssimos! Então, é bom estar preparado para passar um longo tempo olhando as novas cores e flores no Jardin de Tuilleries, no Jardin du Luxembourg, no Jardin du Palais-Royal, no Jardin des Plantes, etc. A primavera e o outono são as épocas mais  lindas nessa cidade! Caso queira fazer pequenas excursões de um dia a partir de Paris, esta também é uma excelente época para visitar Giverny ou os jardins de Versalhes. Outra vantagem é que a cultura de cafés e de se sentar do lado de fora de bares e restaurantes volta com força total! O maior problema é que as chuvas são mais frequentes na primavera. É importante pensar também que várias atrações voltam a encher e os preços sobem à medida que a alta estação vai chegando.

 
Spring 1- Paris
Image: Mari and the City.
Spring 2- Paris
Image: Mari and the City.

 

Verão

Nessa época do ano, a maioria dos parisienses tira férias e desce para o sul da França. A cidade é basicamente deixada para os turistas. As atrações ficam mais cheias e os preços sobem. Mesmo com essas desvantagens, você pode esperar aproveitar dias muito mais longos e eventos de verão ao ar livre em temperaturas mais altas. Entre eles, a Fête de la Musique e o cinema aberto no Parc de la Villete que são gratuitos. Para quem viaja para fazer compras, temos outro período de promoções do comércio parisiense nessa época assim como acontece no inverno. Ah, e temos obviamente o desfile militar para comemorar o dia da Bastilha em 14 de julho e o Tour de France passando por Paris. Não acho a época mais indicada para visitar a capital da França, mas você pode se divertir se não se importar com multidões e os preços mais altos.

 

 
Summer 1- Paris
Image: Mari and the City.

 

Summer 2- Paris
Image: Mari and the City.

Outono

Nessa estação, Paris parece voltar ao normal depois que a maioria dos locais volta de férias. Se quiser observar bem a cultura local, o outono é a época ideal! O tempo ainda está ensolarado e as cores estão simplesmente maravilhosas nos jardins e parques da cidade. Podemos ver as mais variadas tonalidades de amarelo, laranja e vermelho entre as árvores. As atrações e as ruas vão ficando mais vazias à medida que o fim do ano se aproxima. Se muitos restaurantes, lojas e cafés costumam fechar por determinados períodos do verão ou do inverno, é bem provável que tudo esteja aberto no outono. Depois que passou a época de calor do verão, o tempo está ideal para aproveitar a infinidade doces da pâtisserie francesa. Fica bem mais fácil conseguir mesas livres nos tradicionais cafés parisienses. Como temos o problema das chuvas na primavera, eu diria que essa é a melhor época para aproveitar a cidade!

 

 
Fall 1- Paris
Image: Mari and the City.

 

Fall 2- Paris
Image: Mari and the City.

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *