Cidades da Escócia

Quando falamos em Escócia, a maioria das pessoas pensa em viajar única e exclusivamente para Edimburgo. Normalmente, é para passar só um ou dois dias na mais famosa cidade escocesa depois de fazer um pequeno tour pela Inglaterra. Um grande erro fazer isso! O país é interessantíssimo e tem muita coisa pasta coisa para fazer. A Escócia é cheia de ilhas, castelos, cidades medievais, lagos, rios, montanhas e parques que conseguem agradar a qualquer pessoa que queira praticar esportes em meio à natureza. No meu caso, cai de amores mesmo pelo país por conta dos castelos e das suas cidadezinhas medievais! Aliás, chega a ser até difícil traçar um roteiro que faça sentido porque parece que sempre tem algo legal no meio do caminho. As duas cidades da Escócia mais indispensáveis de serem conhecidas são obviamente Edimburgo e Glasgow. Há, porém, uma série de cidadezinhas e vilarejos pelo país que parecem coisa de outra realidade. Se você gosta cair na estrada meio sem destino, também vale a pena ir tendo surpresas pelo caminho. Uma coisa interessante é que podemos dizer que existem oficialmente apenas sete cidades da Escócia, outros lugares recebem apenas o título de town.

 

Cidades da Escócia

Glasgow

Glasgow é a maior das cidades da Escócia e, assim como Edimburgo, é muito reconhecida pelo seu viés cultural. Para quem se interessa por arte contemporânea, ela é cheia de museus e galerias que sempre trazem exposições de renome internacional. Glasgow também se destaca muito no cenário musical e arquitetônico. Não muito distante de lá, temos a cidade de Stirling com o seu famoso castelo e que foi o local onde aconteceram as batalhas pela independência entre tropas da Inglaterra e da Escócia lideradas por William Wallace (ou Mel Gibson no filme Coração Valente). Outra atração nos arredores de Glasgow é o Loch Lomond, um parque nacional maravilhoso com vista das Highlands.

cidades da Escócia
Fonte: Maria and the City.

Edimburgo

Edimburgo tem muito mais cara de um lugar histórico. A capital da Escócia é dividida em New Town e Old Town. A primeira tem prédios em estilo georgiano; a segunda, por sua vez, tem ruas de paralelepípedos e construções com aparência medieval. Não decepciona quem estiver procurando ver um pouquinho da Escócia dos velhos tempos! Na parte mais antiga da cidade, fica o famoso Castelo de Edimburgo. Se quiser ter a melhor vista da cidade, porém, vá sem dúvida alguma até o Calton Hill! Se tiver como programar sua viagem para agosto, não perca a chance de conhecer o Festival de Edimburgo.

 

Aberdeen

Mais ao norte, Aberdeen é a terceira cidade da Escócia. Para quem se interessar em aprender um pouco mais sobre a bebida nacional do país, Aberdeenshire tem destilarias bem famosas. Ela também é bem histórica e tem uma forte identidade naval. Aberdeen tem um porto movimentado e restaurantes que têm fama pelos seus frutos do mar.

cidades da Escócia
Fonte: Wikimedia Commons.

Dundee

Menos conhecida do que as cidades da Escócia que citei antes, Dundee tem um pouco menos de apelo turístico. Conta, porém, com muitos parques que são ótimos para caminhadas e prática de esportes. Outro atrativo da cidade é o famoso castelo de Broughty.

 

Inverness

Inverness é capital das Highlands. Dizem que é a cidade onde supostamente foi visto o monstro do Lago Ness. Conta com o castelo de Inverness e o castelo Cawdor. Se tiver tempo para ficar na cidade, é melhor usar Inverness como ponto de partida para conhecer as Highlands do que Glasgow ou outro local.

 

Stirling

Como mencionei antes, Stirling fica bem perto de Glasgow. Você gasta cerca de 30 minutos de trem entre as duas cidades. Ela foi o palco das batalhas entre as tropas da Inglaterra e da Escócia lideradas por William Wallace. A História passou a ser muito conhecida internacionalmente por conta do filme do Coração Valente. Os maiores atrativos da cidade são mesmo o castelo e o Monumento a William Wallace.

cidades da Escócia
Fonte: Maria and the City.

Perth

Entre as cidades da Escócia, Perth foi a última a receber esse título. Ela já foi considerada, porém, a capital da país no passado. Ao longo do tempo, acabou perdendo o seu status de cidade e só o obteve de volta nas comemorações do Jubileu de Diamante da rainha em 2012. Ela é cercada por uma área bem rural.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *