10 coisas incríveis para fazer na Polônia

Depois de passar um tempo na Polônia, pude ver o quanto ela ainda é subestimada como um destino de viagem. Mesmo entre outros lugares do Leste Europeu, acaba recebendo pouca atenção dos viajantes que preferem conhecer antes cidades como Budapeste, Praga e Viena. Há muita coisa para ver e fazer na Polônia! Pode ser uma  viagem tão legal quanto qualquer outro país da Europa Ocidental, e o melhor é que tem preços muito mais em conta. Cracóvia, por exemplo, tem um ar medieval em muitas das suas construções e é uma cidade bastante única. Varsóvia já tem uma atmosfera mais de cidade grande e, ao mesmo tempo, mantém um Centro Histórico impecável e supercharmoso. Para quem ama História, é um lugar que tem tudo para agradar! Embora triste, o passeio até Auschwitz é outro item indispensável do roteiro. Para inspirar e ajudar a programar uma viagem ao país, veja o que fazer na Polônia.

10 coisas para não deixar de fazer na Polônia

Andar pelo Centro Histórico de Varsóvia

Quase toda a região que corresponde ao Centro Histórico de Varsóvia foi transformada em ruínas pelos bombardeios das tropas nazistas. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, tomaram a decisão de reconstruir tudo como era antes. Hoje em dia, não faltam construções supercharmosas ocupadas por galerias e lojinhas nessa área. O prédio que mais chama atenção, porém, é o Palácio Real de Varsóvia. Já foi residência dos reis da Polônia no passado e, atualmente, abriga um museu. Muito agradável ficar caminhando por ali, especialmente quando tudo está mais animado em dias de verão.

LEIA TAMBÉM: Os essenciais de Varsóvia

Centro Histórico de Varsóvia. (Fonte: Mari and the City)

Passar pelos principais museus de Varsóvia

Como eu disse, a Polônia é um destino mais do que recomendado para quem ama História! Além dos monumentos e prédios históricos, não dá para deixar de ir a alguns museus em Varsóvia. Quem tem um interesse especial por Segunda Guerra vai adorar o Museu do Levante de Varsóvia. Ele é muito bem montado e retrata como ocorreu o ato final da resistência polonesa à ocupação nazista. Outros destaque é o Museu dos Judeus da Polônia. Saindo um pouco do tema de Segunda Guerra, também é bem legal conhecer o Museu Nacional de Varsóvia (arte) e o Museu Frédéric Chopin (sobre a a vida e obras do compositor que iniciou sua carreira em Varsóvia). O icônico e polêmico prédio do Palácio da Cultura e da Ciência é outro lugar que não pode deixar de ser visto! Dentro dele, há um outro museu para ser visitado.

o que fazer na Polônia
Warsaw Uprising Museum. (Fonte: Wikimedia Commons)

Voltar à Idade Média em Cracóvia

Cracóvia é uma rara exceção em um país que viveu tanta destruição em tempos de guerra. Felizmente, a cidade foi bem preservada! A praça central, ou Rynek Główny, é a maior praça medieval da Europa e permaneceu intacta até os dias de hoje. Ela é o coração da cidade e, no centro dela, você encontra o Cloth Hall (ou Sukiennice), que é um antigo mercado cheio de barraquinhas. Outras construções interessantes para ver por ali são a Basílica de Santa Maria e a Torre da Antiga Prefeitura.

o que fazer na Polônia
Sukiennice. (Fonte: Wikimedia Commons)

Aprender sobre o passado de Cracóvia no Wawel Castle

Cracóvia foi a capital da Polônia por aproximadamente 500 anos. Dá para aprender muito sobre o passado do país fazendo um tour pelo Wawel Castle. Já foi o grande centro político e cultural da Polônia no século XVI e, hoje em dia, abriga um museu. A peça de arte mais preciosa da cidade fica guardada ali: o quadro A Dama com Arminho, de Leonardo da Vinci.

o que fazer na Polônia
Wawel Castle. (Fonte: Wikimedia Commons)

Refletir sobre a História em Auschwitz

Como todo mundo deve imaginar, ir até Auschwitz é bastante emocionante e algo que não dá para deixar de fazer na Polônia. Não poderia ser diferente em um lugar que fez parte de um capítulo tão triste da História! O passeio até o complexo Auschwitz-Birkenau é feito a partir de Cracóvia. Ver os alojamentos, as guaritas, os arames farpados, a câmara de gás e os pertences dos prisioneiros que continuam ali pode ser bastante deprimente, mas não deixa de fazer os visitantes refletirem muito sobre tudo o que aconteceu.

o que fazer na Polônia
Auschwitz. (Fonte: Mari and the City)

Surpreender-se com as minas de sal de Wieliczka

A ida até as minas de sal de Wieliczka é outro passeio bem interessante para se fazer a partir de Cracóvia! Com inúmeras câmaras e galerias, o lugar é simplesmente surreal. Há estátuas, altares e lustres esculpidos em sal! Elas são as mais antigas minas de sal ainda em funcionamento do mundo.

o que fazer na Polônia
Minas de sal de Wieliczka. (Fonte: Wikimedia Commons)

Procurar duendes em Wroclaw

Wroclaw é uma cidezinha com uma arquitetura bem fofa, especialmente na sua praça central. As casinhas coloridas dão um charme bem especial ao local! Aliás, sua praça central é bem grande e considerada a segunda maior do país (depois da de Cracóvia). Outra curiosidade sobre Wroclaw é que ela é conhecida como a cidade dos duendes, há várias estatuetas em miniatura de duendes espalhadas para todo lado.

LEIA TAMBÉM: Cidade dos duendes? Conheça um dos cantinhos mais lindos da Polônia

Wroclaw. (Fonte: Mari and the City)

Ver o porto de Gdańsk

Gdańsk é uma cidade ao norte da Polônia que teve um papel importante na história recente por ter sido o centro do movimento anticomunista no país. Na Idade Média, ela prosperou como um centro comercial importante. Ainda preserva um porto absolutamente lindo que com certeza merece ser visto!

o que fazer na Polônia
Gdansk. (Fonte: Wikimedia Commons)

Provar pierogi

Pierogi é o prato mais famoso da Polônia. Nada mais é do que uma espécie de pastelzinho recheado com batata, carne ou queijo, entre outras opções. Ele é servido em praticamente qualquer restaurante. Não deixar de provar quando viajar até a Polônia!

o que fazer na Polônia
Pierogi. (Fonte: Wikimedia Commons)

Aproveitar a natureza nas Tatra Mountains

Embora não esteja entre as primeiras coisas que pensamos em fazer na Polônia, trilhas de aventura também são uma possibilidade! A natureza do país é algo lindo de ser visto! Em especial, suas montanhas e parques nacionais. As Tatra Mountains são um bom exemplo disso.

o que fazer na Polônia
Tatra Mountains. (Fonte: Wikimedia Commons)
Tags from the story

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *